Enem: veja dez fatos históricos relembrados em 2019

Professor selecionou dez momentos da nossa história que devem ser estudados

por Francine Nascimento sab, 31/08/2019 - 19:55
NASA/Reuters Em 1969, o mundo parou para repercutir a chegada do primeiro homem à lua NASA/Reuters

O ano de 2019 trouxe à tona várias lembranças e reflexões sobre acontecimentos históricos que, de alguma forma, mudaram o rumo da humanidade. Muitos desses fatos históricos estão sendo repercutidos com veemência por estarem completando centenários, cinquentenários ou qualquer outro tempo que os mantêm relevantes.

Não é novidade que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aborda, em todas as edições, assuntos ligados a marcos que historicamente fazem parte do contexto político-social e que, portanto, podem ser revistos pelos feras que vão fazer a prova este ano.

A pouco mais de 60 dias para o Enem,  professor de história Everaldo Chaves selecionou dez assuntos históricos que estão fazendo aniversário este ano e podem ser introduzidos aos estudos dos candidatos. O Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. 

Tratado de Versalhes (1919)

O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado em 1919, logo após a primeira Guerra Mundial. A tríplice entente formada pelas potências vencedoras da guerra – França, Reino Unido e Império Russo - impuseram à Alemanha o acordo que atestava a derrota do país perante à guerra. Com o tratado de paz, a Alemanha também foi obrigada a ceder exército, riquezas e territórios.

Comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein (1919)

Em novembro deste ano, completará 100 anos da apresentação da teoria da relatividade geral criada e pelo cientista alemão Albert Einstein em 1915 e que o tornou o cientista mais famoso do mundo. A teoria trata-se da comprovação de que a massa dos corpos influencia no espaço que está próximo a esses corpos. A confirmação se deu em meio a um eclipse solar total em 1919.

Chegada do homem à lua (1969)

No auge da Guerra Fria (1947 – 1991), os Estados Unidos e a União Soviética (URSS) eram as duas maiores potências do mundo. Naquele momento, os dois países estavam em disputa pela superioridade tecnológica. Em 1966, a União Soviética fez pousar a primeira sonda na lua, saindo na frente dos EUA, que, por sua vez, criou estratégias para ir além. Em 1969, os Estados Unidos enviou os primeiros humanos à lua durante a missão da Nasa chamada de Apollo 11. Na tripulação estavam os Neil Armstrong e Edwin 'Buzz' Aldrian.

Nascimento da Internet (1969)

Hoje, é inimaginável um mundo sem internet. Em 1969, militares norte-americanos usavam computadores para a criação de pesquisas cientificas. Para isso, foi criado um projeto chamado de Arpanet, que servia para compartilhamento de informações via links entre militares e cientistas.

Festival de Woodstock (1969)

O Woodstock foi um festival de música realizado entre os dias 15 e 18 de agosto no estado da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA). O evento foi criado com a proposta de promover três dias de paz, amor e música, em um momento marcado pelos conflitos da Guerra do Vietnã e dos movimentos ligados às causas sociais. Apesar de o festival ter sido idealizado para receber 200 mil pessoas, estima-se que 500 mil espectadores foram ao Woodstock. Interesses comerciais também estavam por trás da organização, que viu o sucesso de festivais como o de Monterey, e quis fazer o mesmo, contratando artistas famosos na época, como Jimi Hendrix, Janes Joplin, The Who e Creendance Clearwater Revival.

Queda do Muro de Berlim (1989)

Um maior símbolo da Guerra Fria (1947 – 1991), o muro de Berlim foi construído na capital alemã separando famílias, memórias e histórias durante 28 anos. A muralha foi levantada para dividir o país em dois blocos ideológicos: Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista). Com a dissolução da URSS, o muro foi derrubado de 9 para 10 de novembro de 1989, findando a Guerra Fria.

Surto de H1N1 no Brasil e mundo (2009)

A doença era conhecida como gripe A ou gripe Suína. Os casos de H1N1 surgiram a partir de março de 2009, se tornando a primeira pandemia do século XXI. No Brasil, a gripe H1N1 causou 600 mortes no mês de agosto do mesmo ano. Atualmente existe uma vacina de prevenção à doença que está disponível para os grupos considerados de risco, como idosos, gestantes e pacientes com doenças crônicas.

Novo acordo Ortográfico (2009)

Criado em 1990, o novo acordo ortográfico só entrou em vigência em 2009, quando os nove países que falam a língua portuguesa assinaram o acordo. O acordo serve para padronizar a grafia das palavras em português, considerando as especificidades culturais linguísticas de cada lugar.

90 anos do crash da bolsa de Nova York

Fase conhecida como a Crise de 1929. Setembro de 1929 foi período marcado pela queda de títulos da Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos. Com a quebra, houve uma crise econômica geral que só foi recuperada em meados de 1930. O fato é considerado a maior crise econômica do capitalismo, causando uma grande depressão nos EUA, que atingiu outros países.

80 anos do início da 2ª Guerra Mundial

Em setembro de 1945, houve um ponto final na 2ª Guerra Mundial que durou longos seis anos e que fez milhões de vítimas. A guerra começou com a invasão das tropas polonesas na Alemanha nazista liderada por Adolf Hitler.

LeiaJá também

--> Enem: o que estudar sobre História do Brasil na reta final

-->  Do comunismo ao socialismo, saiba os conceitos históricos

COMENTÁRIOS dos leitores