Inep divulga total de atendimentos especializados no Enem

Mais de 50 mil inscritos precisarão de recursos de acessibilidade para fazerem a prova

por Francine Nascimento qua, 04/09/2019 - 13:02
Commons Provas em braile são um dos recursos oferecidos no Enem Commons

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira (04), o total das solicitações de atendimentos especializados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Inep, mais de 50 mil inscritos precisarão de recursos de acessibilidade para participarem da prova. O Enem será realizado nos domingos 03 e 10 de novembro. 

O dado, segundo órgão, representa 1% dos 5,1 milhões de candidatos confirmados. Determinação do Ministério da Educação (MEC) permite que sejam permitidos atentimentos especiais à pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira e visão monocular.

Novidade na edição deste ano, cerca de 1.846 participantes com deficiência auditiva puderam indicar no ato da inscrição que fazem uso de aparelho auditivo ou implante coclear. 

Entre os recursos e auxílios de acessibilidade que são disponibilizados, estão: provas em braile; tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras); provas com letras ampliadas e super ampliadas; guia-intérprete para pessoas com surdocegueira; auxílios para leitura e transcrição; leitura labial; tempo adicional; sala de fácil acesso e mobiliário acessível. Os participantes que comprovaram a necessidade de tempo adicional para a prova por meio de laudo, declaração ou parecer, terão direito a um acréscimo de 60 minutos no exame. 

Há ainda a opção da realização das provas em vídeo, que é oferecido pelo MEC desde 2017, como sendo videoprova. Essa modalidade é direcionada à comunidade surda que tem a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeiro idioma. Os estudantes fazem a prova através de um notebook, onde visualizam o exame em vídeo com o enunciados das questões e as alternativas traduzidas em Libras. 

Atendimento específico

Refere-se às pessoas que têm necessidades especiais para prestar o exame. Podem solicitar: gestantes, lactantes, idosos e outras condições específicas. Para esta categoria, os uruários que vão ter direito ao atendimento somam 5.277 pessoas.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores