Aprovados no Encceja já podem solicitar o certificado

Os certificados são referentes às edições passadas do exame

por Francine Nascimento qua, 18/09/2019 - 09:47
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Candidatos devem fazer a solicitação junto às unidades de educação Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Os candidatos aprovados em edições passadas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) com nota mínima de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e que tenahm tirado nota igual ou maior do que 5 pontos em redação já podem solicitar o certificado junto às Secretarias Estaduais de Educação ou dos Institutos Federais de Educação.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mesmo que o aluno tenha obtido a pontuação mínima de 100 pontos em qualquer área do conhecimento, mas não nas quatro provas do Encceja, poderá recorrer à declaração parcial de proficiência.

O certificado de conclusão vale tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio. Através do certificado do Encceja, o jovem ou adulto poderá comprovar conhecimentos e competências, além de poder usá-lo para conseguir oportunidades profissionais e se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou participar de outros programas de ensino superior promovidos pelo Ministério da Educação (MEC), como o Programa Universidade para Todos (ProUni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As provas do  Encceja são aplicadas e corrigidas pelo o Inep, mas emissão dos documentos é de responsabilidade das Secretarias de Educação e Institutos Federais. Confira aqui a lista dos certificadores 2017 e 2018.

COMENTÁRIOS dos leitores