Municípios têm até amanhã para aderirem ao modelo militar

Ministério da Educação quer implementar 216 escolas cívico-militares até 2023

qui, 10/10/2019 - 17:41
Agência Brasil Até 2023, 216 escolas vão se tornar cívico-militares Agência Brasil

Encerra nesta sexta-feira (11) o prazo para municípios manifestaram interesse em aderir ao projeto de escolas cívico-militares do Ministério da Educação (MEC). Anunciada no início de setembro, a proposta do MEC prevê a implementação de duas escolas-cívico militares em cada um dos estados da federação, incluindo o Distrito Federal (DF). A iniciativa teve o apoio de quinze estados e do DF. 

LeiaJá também

--> Pernambuco não vai aderir às escolas cívico militares

Para os municípios localizados em estados que não aderiram ao programa, os prefeitos têm até amanhã para indicar o desejo de receber uma escola cívico-militar, através de ofício assinado e enviado para o e-mail mail pecim@mec.gov.br. Cada escola vai receber montante de R$ 1 milhão para promover melhorias e adequação ao projeto.

Os municípios serão escolhidos segundo a possibilidade de mobilização de profissionais da reserva das Forças Armadas na cidade. Caso não haja número suficiente, a solução se dará por meio de membros das corporações estaduais - policiais e bombeiros militares. O modelo prevê a atuação dos militares em áreas didático-pedagógica e administrativa, para aprimoração da infraestrutura e a organização da escola, sengundo o MEC. 

Dentre os requisitos para ser selecionada, a escola precisa ofertar ensino fundamental 2, ter entre 500 e mil alunos que estejam em situação de vulnerabilidade social e Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) abaixo da média estadual. Um dos requisitos é que a comunidade aprove o modelo, por meio de votação ou consulta pública. 

COMENTÁRIOS dos leitores