Feras saem tranquilos do primeiro dia de Enem

Candidatos afirmam sentir falta de temas que envolvessem problemas sociais

por Lara Tôrres dom, 03/11/2019 - 17:50
Júlio Gomes/LeiaJáImagens . Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Neste domingo (3), começou o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Milhões de estudantes de todo o Brasil se reuniram em diversas instituições para realizar a prova que os levará rumo à universidade. Três horas e meia após o início do certame, quando o relógio bateu 15h30, poucos feras começaram a deixar o prédio da Uninabuco, no centro do Recife.

Sem querer esperar o prazo limite para a entrega do caderno de questões os candidatos saíram otimistas de seus resultados na avaliação. Para Deborah 'Morgana' Brito, 20, a prova pareceu fácil, com viés mais conteudista, sem as já esperadas polêmicas. No que diz respeito à redação, ela achou o tema estranho e inesperado. 

[@#video#@]

Já o estudante Guilherme Márcio Lucena da Silva, de 17 anos, deseja estudar ciências biológicas e se sentiu frustrado após perder tempo fazendo uma redação sobre o tema errado devido a uma orientação do fiscal. 

“O aplicador da prova não soube dizer o tema da redação, disse que era para eu fazer com tema livre, de minha escolha. Eu fiz, tinha terminado e quando estava terminando a prova vi que tinha um tema no final da prova de português. Eu achei bem interessante, queria ter falado sobre isso, mas por causa do erro não consegui fazer”, disse o jovem.

Sobre as questões da prova, Guilherme Márcio afirmou que foi uma prova com menos contextualização e mais pesada na cobrança dos conteúdos em relação aos anos anteriores. “Eu preferia quando abordava outras coisas ligadas à sociedade, ao cotidiano, eu acharia mais interessante”, afirmou o estudante.  

Com informações de Katarina Bandeira

LeiaJá também

--> Ministro admite vazamento de foto da prova do Enem

--> Tema do Enem 2019: veja exemplos de textos para redação

--> Cineastas de Pernambuco surpresos com o tema da redação

--> Tema da redação abre margem para críticas ao governo

COMENTÁRIOS dos leitores