Governo quer levar alunos do ensino básico a universidades

Ministério da Educação (MEC) lançou o programa 'Educação em Prática'

por Nathan Santos qua, 06/11/2019 - 17:43
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (6), uma iniciativa que promete aproximar estudantes do ensino básico a instituições de ensino superior. No âmbito do programa “Educação em Prática”, faculdades abrirão suas portas para que alunos do ensino médio e do sexto ao nono ano do ensino fundamental possam ampliar seus conhecimentos.

Em coletiva de imprensa realizada em Brasília, o MEC informou que as universidades oferecerão professores, laboratórios de ciências, sala de computadores, música, quadra de esportes, robótica, entre outras ferramentas. Nas próprias faculdades, os alunos do ensino básico complementarão sua carga horária do currículo escolar – com atividades pedagógicas -, bem como o Ministério espera que eles fiquem mais próximos da rotina das instituições de nível superior.

“A iniciativa vai proporcionar ainda um maior conhecimento para que os estudantes decidam o que querem cursar após a conclusão do ensino médio”, informou o MEC, ressaltando que os alunos poderão realizar atividades práticas nas universidades.

As instituições de nível superior que aderirem ao programa poderão ter bônus na avaliação institucional realizada por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Além disso, estudantes de pedagogia e licenciatura que participarem do programa poderão ter “a experiência prática de estágio supervisionado nas escolas das redes públicas de ensino beneficiadas”.

O MEC sustenta que as parcerias envolvendo as faculdades e o “Educação em Prática” darão suporte à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio dos “itinerários formativos”, os estudantes terão formação em que escolherão a área de conhecimento ou formação técnica a partir de suas preferências e intenções de carreira profissional. Segundo o Ministério, as adesões começam neste ano, enquanto as ações deverão iniciar em 2020.

Para que o programa seja realizado, haverá uma cooperação entre as universidades e as secretarias de Educação das cidades e dos Estados. “A articulação para o desenvolvimento das atividades será promovida pelo MEC junto ao Consed, a Undime e as associações representantes de instituições de ensino superior parceiras”, informou o Ministério da Educação.

Existe, ao todo, 2.152 instituições de ensino privadas no Brasil, além de 296 universidades públicas. O país ainda conta com 38 institutos federais e dois Centros Federais de Educação Tecnológica.

COMENTÁRIOS dos leitores