Universidade pede 'textão de internet' em prova de redação

Aluno tinha opção de fazer conto ou dissertação na avaliação aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina

por Paulo Uchôa qui, 12/12/2019 - 10:23
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Após a prova, a UFSC declarou que a proposta de 'textão' foi uma inovação Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Na última segunda-feira (9), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) gerou polêmica após a realização do vestibular. O motivo foi o fato de que alunos se surpreenderam com a prova de redação. A instituição pediu para que fosse feito um 'textão de internet', dando opções também para uma dissertação ou um conto. Em uma publicação no Twitter, a universidade explicou o conceito da avaliação.

"Para desenvolver o tema da redação do Vestibular, o candidato poderia escolher entre três propostas: dissertação, conto e 'textão' para internet. A proposta de 'textão' é uma inovação que busca adequar o conteúdo da prova a novas linguagens, novos gêneros e à aplicação do conhecimento formal da língua portuguesa a um formato bastante comum aos jovens que concorrem a uma vaga", afirmou a UFSC.

De acordo com o jornal O Globo, a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Maria José Baldessar, declarou que é essencial pensar a cada ano em formas de linguagens diferentes. "Queremos contemplar linguagens clássicas e contemporâneas", explicou Baldessar.

Assim que a prova foi aplicada, internautas repercutiram. "Abreviações seriam consideradas? Porque desobedecem normas ortográficas, mas fazem parte da realidade da linguagem online que aparece nos textões", comentou um dos usuários do Twitter. "Achei legal ter o textão, mas acho que deveriam ter sinalizado isso aos candidatos, já que é uma modalidade textual nova e 100% não esperada", escreveu outra pessoa.

A Universidade Federal de Santa Catarina já disponibilizou o gabarito das questões objetivas (múltiplas e abertas).

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores