Veja atitudes que podem zerar a sua redação no Enem

Redação é uma das matérias cobradas neste domingo (17), primeiro dia do Enem

por Maya Santos qui, 16/01/2020 - 09:00
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Um dos principais pontos de atenção dos estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova de redação. Ao realizar essa etapa e atendendo todos os critérios de pontuação previstos pelo banca corretora, o candidato terá sua nota final potencializada. No entanto, o que fazer para não zerar na prova?

Para ajudar os vestibulandos, o LeiaJá, em parceria com o Vai Cair no Enem, convidou o professor de Linguagens e redação Diogo Didier para comentar as orientações disponibilizadas pela "A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante". De acordo com a cartilha divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as produções textuais no dia da realização da prova devem ser em formato de prosa, do tipo dissertativo-argumentativo e sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

A cartilha ainda detalha que as redações serão avaliadas por, pelo menos, dois professores graduados em letras ou linguística, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Os textos serão avaliados pelos docentes conforme as cinco competências da prova de redação. São elas:

1- domínio da escrita formal da língua portuguesa;

2- compreensão da proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

3- selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

4- demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

5 - elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Nesse sentido, cada avaliador atribui notas que variam entre 0 e 200 pontos de acordo com cada uma das cinco competências, que poderão resultar na pontuação máxima de mil pontos na prova. Por outro lado, e ainda seguindo as recomendações da cartilha, há atitudes no momento de produzir um texto que o vestibulando não zerar a redação. 

O professor Diogo Didier destacou fuga ao tema, falta de respeito à tipologia textual e a cópia dos textos motivadores como os erros mais corriqueiros entre os estudantes e que devem ser evitados, para o candidato não zerar a redação. O docente também chama atenção para o problema da distorção do tema da redação. “Nessa pressa de conseguir contemplar o tema, os candidatos fazem uma leitura equivocada da proposta de redação ou apenas lendo a frase temática em si, descontextualizando ou desconsiderando o restante dos elementos que compõem o tema, que são os textos de apoio, textos motivadores que a gente chama e também as imagens”, explica o professor de Linguagens e redação Diogo Didier.

Mesmo com a recomendação para não copiar os textos motivacionais, Didier acrescenta que para alunos habilidosos com a escrita, em última instância, os textos motivacionais podem ser parafraseados. “Mas, lembrando sempre, o ideal é que o aluno tenha as próprias ideias, os próprios repertórios e que os textos motivadores sirvam apenas de inspiração, como de fato, esse é o propósito deles”, adverte o docente.

Os pontos destacados pelo professor de Linguagens e redação são mencionados na própria “A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante", divulgada pelo Inep. Confira, a seguir, as situações que podem zerar a redação segundo o documento:

Fuga total ao tema;

Não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

Extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema Braille;

Cópia de texto(s) da prova de redação e/ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante; Impropérios (ataques ou insultos), desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;

Números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação; Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

Assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

Texto predominante ou integralmente escrito em qualquer língua estrangeira;

Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho; Texto ilegível, que impossibilite sua leitura do conteúdo.

Na cartilha, há ênfase nas partes “deliberadamente desconectadas do tema proposto”, que são compostas por reflexões do participante sobre o próprio processo de escrita, sobre a prova ou sobre o próprio desempenho dele no Exame, e que também devem ser evitados. O uso de bilhetes destinados, por exemplo, à banca avaliadora, assim como mensagens políticas ou de protesto, orações, mensagens religiosas, frases desconectadas do corpo do texto, trechos de música, de hino, de poema ou de qualquer texto, desde que estejam desarticulados da argumentação feita na redação, podem zerar a redação. “Em suma, para ter sua redação anulada por esse critério, é preciso que você insira, de forma proposital, pontual e desarticulada, elementos estranhos ao tema e ao seu projeto de texto ou que atentem contra a seriedade do exame”, informa trecho da Cartilha do Participante. Para acessar outras orientações que podem auxiliar no objetivo de não zerar a redação, basta acessar o documento "A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante".

As provas impressas do Enem 2020 serão aplicadas neste domingo e no 24 de janeiro; a versão digital ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O Inep também salienta que os critérios para zerar a prova de redação são os mesmos aplicadas aos participantes com dislexia ou deficiência auditiva. Porém, os candidatos serão avaliados por uma banca avaliadora especializada nas necessidades deste grupo.

COMENTÁRIOS dos leitores