Saiba como treinar a redação para mandar bem no Enem

O indicado é produzir um texto por semana, partindo de um pressuposto de que qualidade conta mais que quantidade

por Aurilene Cândida sab, 15/02/2020 - 11:16
Rafael Bandeira/LeiaJá/arquivo Professora de Redação Fernanda Bérgamo e o Aluno Thiago Nakazone, único Pernambuco à obter nota Máxima na redação do Enem 2019 Rafael Bandeira/LeiaJá/arquivo

O semestre inicia e os alunos já começam a estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além das questões objetivas, que incluem ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática, deve se preparar para produzir uma boa redação. O ideal é não fugir do assunto e ter atenção no que se pede o texto de apoio. 

Além disso, as dúvidas que mais surgem é como treinar a redação para alcançar uma boa nota. Diante disso, é indicado que o estudante comece a praticar o quanto antes, produzindo uma redação por semana, pois a consistência se faz mais importante do que quantidade, pelo motivo do aluno ter a possibilidade de acompanhar suas falhas e ir corrigindo, para tornar um texto cada vez melhor. 

Fernanda Bérgamo, professora da disciplina explica que além da produção do texto dissertativo argumentativo é necessário ter atenção para pontos que não podem passar despercebido. “É necessário garantir um mínimo de três parágrafos. Na introdução é importante passar que a proposta foi compreendida, desenvolver a tese com boas exemplificações e dados estatísticos, além de não esquecer de incluir na conclusão uma proposta de intervenção para o problema desenvolvido”, explicou. 

 Portanto, o estudante não precisa ser apenas expositivo, é preciso ter ferramentas e uma boa base para comprovar o argumento.  

Para as pessoas que não tem condições de investir em um cursinho, a docente ainda explica que é possível estudar sozinho, desde que o aluno tenha uma boa base e um foco. Diante disso, é importante compartilhar o texto com alguém da família ou amigo, para que de alguma forma possam expressar a opinião sobre o conteúdo desenvolvido e opinar no que se pode ser melhorado. 

O estudante do ensino médio, Thiago Nacazone que obteve nota máxima na redação do Enem 2019 explica que não teve uma rotina de estudos muito rígida, mas sempre esteve praticando a redação e acompanhando os erros com professores, para que assim não voltasse a cometer as mesmas falhas. 

Para produzir um texto com uma boa base e ficar cada vez mais próximo da nota máxima, é indicado que os estudantes mantenham sempre bem atualizados, sobre assuntos que ocorrem no país, a leitura também é um ponto importante para um bom desenvolvimento do texto. Utilizando essas técnicas e sempre mantendo um foco nos estudos, é possível se destacar na redação e quem sabe iniciar a vida acadêmica em uma universidade e curso dos sonhos. 

Embed:

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores