Doutorado nos Estados Unidos recebe inscrições

Cada bolsista deverá receber apoio anual de 55 mil dólares

por Nathan Santos ter, 03/03/2020 - 13:49
Pixabay . Pixabay

Seguem abertas, até 31 de março, as inscrições para o Programa de Doutorado Pleno nos Estados Unidos (EUA). Promovido pela da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), o intercâmbio é fruto de uma parceria entre o governo federal e a rede de ensino superior e de pesquisa com atuação nos Estados Unidos, a Fulbright.

Podem participar da formação profissionais das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais Aplicadas, Humanas, Engenharias e Linguística – Letras e Artes. Ao todo, de acordo com o MEC, até 20 bolsas de estudos – com duração de no máximo seis anos - estão previstas para o doutorado e o apoio anual programado para cada bolsista será de 55 mil dólares.

Análise curricular e de títulos é uma das fases do processo seletivo, além de entrevistas com responsáveis pelas pesquisas. Os interessados devem consultar os requisitos exigidos na seleção por meio do site da Capes, onde também é possível obter mais informações sobre o intercâmbio.

Os candidatos também precisam atentar quanto alguns documentos. “Quanto à documentação necessária, o edital esclarece que o formulário de dados de contato para cartas de recomendação deve ser preenchido por três professores ou pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa. Além disso, na etapa de inscrição, não é obrigatória a apresentação de diplomas e históricos traduzidos. Para maiores informações, os contatos”, orienta o MEC. Confira mais informações acerca do intercâmbio.

COMENTÁRIOS dos leitores