Como se organizar e ser produtivo no home office

Profissional dá dicas para se adaptar à nova rotina durante o período longe do escritório

por Alfredo Carvalho qua, 18/03/2020 - 16:55
Pxhere Por causa do coronavírus, empresas têm autorizado o home office Pxhere

Por causa do isolamento para conter a propagação do vírus Covid-19, o coronavírus, muitas empresas têm autorizado seus colaboradores a trabalharem a partir de suas casas.

Segunda o coach de alta performance Leila Arruda, é importante a pessoa ter em mente que, mesmo em casa, está trabalhando. “O primeiro erro que as pessoas que trabalham de home office cometem é ficar de pijama o dia inteiro. Essa atitude deixa a pessoa confortável a ponto de não entender que está em um momento de serviço”, explica.

Outra dica é procurar um local isolado, longe do que possa tirar a concentração. Nessa lista, não está recomendado o uso da sala de estar, onde a TV vai estar por perto, ou a cozinha, pois sempre terão atividades externas ao trabalho a serem feitas. “As pessoas que estão em casa devem ser avisadas de que você está trabalhando e não em férias coletivas”, orienta Leila.

Aqueles que nunca fizeram home office podem ter dificuldades em se concentrar. Por isso, Leila orienta que é preciso fazer intervalos de 15 minutos a cada 1 hora de trabalho e manter um ritmo de alimentação semelhante ao que a pessoa tinha em um escritório comum.

Assim, segundo a coach, ao seguir esses procedimentos, o profissional tem chances de ter um nível de entrega semelhante ao que desempenharia no escritório presencial. “Devido a pandemia causada pelo coronavírus, as empresas devem ter consciência de que o trabalhador não irá render o mesmo desempenho. E muitas pessoas vão deixar de ir às compras, vai todo o mundo parar. Então, as empresas precisam ter consciência disso e diminuir as metas”, conclui.

COMENTÁRIOS dos leitores