Enem: pedido de isenção termina nesta sexta-feira (17)

Candidatos que faltaram prova em 2019 precisam seguir recomendações do Inep para solicitar a gratuidade no Exame 2020

por Nathan Santos qui, 16/04/2020 - 17:55

Procedimento deve ser feito pela internet. Foto: Nathan Santos/LeiaJáImagens

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para o pedido de isenção da taxa de participação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2020. O valor cobrado é de R$ 85. A gratuidade deve ser solicitada pela internet.

“O prazo vale para aqueles que precisam justificar a ausência por terem faltado aos dois dias de exame em 2019, mesmo sendo isentos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai analisar todas as solicitações. Terão o benefício os requerentes que: cursam a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos”, detalhou o Inep.

Os participantes, para justificaram ausência em 2019 e solicitar a isenção no Enem 2020, precisam se cadastrar na conta única do governo federal. É necessário memorar a senha a ser gerada, uma vez que será solicitada para outras etapas do processo seletivo.

O Inep alerta que conseguir a isenção não representa automaticamente a inscrição para a prova. “Todos os participantes, inclusive os isentos, devem efetuar a inscrição no período de 11 a 22 de maio. Esses procedimentos, além da justificativa de ausência, devem ser feitos, exclusivamente, na Página do Participante do Enem, pela internet. Os editais do exame impresso e do digital listam os motivos que justificam as faltas aos dois dias de provas no Enem 2019. Os documentos que são aceitos para comprovação da ausência devem estar legíveis e são encontrados no Anexo II dos editais. Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão disponibilizados em 24 de abril”, informou o Instituto.

As provas do Enem Digital serão realizadas nos dias 11 e 18 de outubro, segundo o Ministério da Educação (MEC). Já a versão impressa está programada para 1º e 8 de novembro. Para mais informações, acesse a Página do Participante e confira notícias e dicas no Instagram @vaicairnoenem.

COMENTÁRIOS dos leitores