Programa abre 3,9 mil vagas em especialização

Inscrições podem ser feitas por meio de institutos federais

por Ruan Reis qua, 28/10/2020 - 18:32
Freepik . Freepik

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quarta-feira (28), a abertura de 3,9 mil vagas no programa Novos Caminhos, destinado à especialização de professores das redes públicas de ensino em docência para a educação profissional e tecnológica. As oportunidades são oferecidas pelo MEC em parceria com dez institutos federais e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os interessados em participar dos cursos precisam ficar atentos aos sites dos institutos federais participantes para obter informações a respeito dos processos seletivos, que estão previstos para ocorrer até o próximo mês. Cada um deles ocorre com cronogramas e regras próprias, publicadas em editais das instituições.

Segundo o MEC, o início das aulas ainda está previsto para este semestre, e serão realizadas via polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), nos institutos federais espalhados por 70 municípios e 11 estados. Há instituições que já publicaram os seus editais e estão com inscrições abertas, como o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que recebe inscrições, até o dia 8 de novembro, para o processo seletivo que visa preencher 350 vagas em cinco cidades.

Na mesma data, serão encerradas as inscrições no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), que oferta 350 vagas em sete cidades. O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está disponibilizando um total de 400 vagas distribuídas em oito cidades do Estado; as inscrições terminam no dia 4 de novembro.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está com as inscrições abertas até o dia 30 de outubro, para o preenchimento de 550 vagas em onze cidades mineiras. Já no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), as candidaturas seguem até o dia 15 de novembro, para 300 vagas em cinco cidades.

As novas vagas se somam às 4.320 ofertadas pelo Programa Novos Caminhos em parceria com os Institutos Federais do Espírito Santo (IFES) e de Santa Catarina (IFSC) neste semestre. Ao todo, as duas iniciativas, somente no ano de 2020, ofertarão mais de 8 mil vagas para formação de professores.

A expectativa do Ministério de Educação é garantir a capacitação, até o ano de 2022, para 40 mil docentes que atuam na educação profissional, em cursos de complementação pedagógica, atualização tecnológica e especialização.

COMENTÁRIOS dos leitores