Consciência negra: veja 5 questões que já caíram no Enem

Professor de história traz resoluções de quesitos que merecem a atenção dos candidatos

por Maya Santos sex, 20/11/2020 - 14:51
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“Nascer negro é consequência, ser negro é consciência”. Com as palavras do líder quilombola Zumbi dos Palmares, nos direcionamos à celebração desta sexta-feira (20), o Dia da Consciência Negra, mesma data em que o líder faleceu em 1695. E falar sobre essa data é também uma forma de resgatar as lutas e homenagear as raízes do povo afro-brasileiro, até mesmo na educação.

Instituído por meio da Lei 10.639 - que inclui obrigatoriamente no currículo oficial da rede de ensino a História e Cultura Afro-Brasileira, assim como a indigena -, o Dia da Consciência Negra é um assunto que pode ser cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), através da abordagem do tema racismo, direitos sociais, contribuições materiais e imateriais da população afro-brasileira, dentre outros, tal como versa a lei. Para o professor de filosofia e sociologia Salviano Feitoza, a lei abre espaço no âmbito da educação para o conhecimento produzido por esses grupos durante a história. “Isso abre espaço para quebrar o modelo da história única, que compõe a nossa educação, que é marcada por uma aparência de diversidade”, explicou o docente.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 50% da população autodeclarada negra. O LeiaJá convidou o professor de história Hilton Rosas para resolver cinco questões relacionadas aos assuntos que permeiam o Dia da Consciência Negra na prova do Enem. Confira, a seguir, as resoluções feitas pelo docente:

Questão 1 (Enem – 2017)

A luta contra o racismo, no Brasil, tomou um rumo contrário ao imaginário nacional e ao consenso científico, formado a partir dos anos 1930. Por um lado, o Movimento Negro Unificado, assim como as demais organizações negras, priorizaram em sua luta a desmistificação do credo da democracia racial, negando o caráter cordial das relações raciais e afirmando que, no Brasil, o racismo está entranhado nas relações sociais. O movimento aprofundou, por outro lado, sua política de construção de identidade racial, chamando de “negros” todos aqueles com alguma ascendência africana, e não apenas os “pretos”. GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2012. A estratégia utilizada por esse movimento tinha como objetivo

A) Eliminar privilégios de classe.

B) Alterar injustiças econômicas.

C) Combater discriminações étnicas.

D) Identificar preconceitos religiosos.

E) Reduzir as desigualdades culturais.

Resolução: A resposta correta é letra “C”. Na década de 30, já se tem a ideia de que deveríamos ter o negro inserido no processo de formação da sociedade brasileira pela questão histórica da escravidão e esta população sendo consequência de mais de 300 anos da escravidão e desta relação que marcou a formação do Brasil desde sua efetiva colonização. Tal questão nos traz o reflexo que se tinha de inclusão e o combate ao racismo baseado no contexto das ideias de ‘raças’ .

Questão 2 (Enem 2018)

Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho. RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar.  In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).

A) Criação de novos ofícios

B) Erradicação da atividade informal

C) Redução da desigualdade de gênero

D) Fragilização da representação sindical

E) Ampliação de direitos sociais

Resolução: A alternativa correta é letra “E”. “Neste aspecto, a busca pela ampliação dos direitos sociais está na busca pelo fim das mazelas contra as minorias e por isso a cultura pode ser observada como um conjunto de crenças, valores, costumes, linguagens e significações de um determinado grupo. Sua relação com a sociedade parte do pressuposto de que nós, enquanto indivíduos, estamos em constante evolução, e a cultura, por não ser estática também, ou seja, ela é dinâmica e acompanha os processos sociais, tendo a indústria cultural como um pilar nesse processo. Além disso, a cultura como vemos, pode ser diferente para outros grupos, porém, somos todos seres sociais que devem ser vistos em igualdade, sem discriminação por raça, etnia, região ou crença.

Questão 3 (Enem 2018)

Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas na Colônia eram os objetos conhecidos como “bolsas de mandinga”. A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção: das catástrofes da natureza, das doenças, da má sorte, da violência dos núcleos urbanos, dos roubos, das brigas, dos malefícios de feiticeiros, etc. Também para trazer sorte, dinheiro e até atrair mulheres, o costume era corrente nas primeiras décadas do século XVIII, envolvendo não apenas escravos, mas também homens brancos. CALAINHO, D. B. Feitiços e feiticeiros. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013 (adaptado). A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no texto representava um(a)

A) Expressão do valor das festividades da população pobre.

B) Ferramenta para submeter os cativos ao trabalho forçado.

C) Estratégia de subversão do poder da monarquia portuguesa.

D) Elemento de conversão dos escravos ao catolicismo romano.

E) Instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social.

Resolução: Temos a resposta correta na letra “E”. Aqui a questão nos remonta à necessidade de que devemos diminuir as atenuações ao desamparo social baseado em fenótipos e arquétipos estabelecidos por uma estrutura histórica e consequentemente social.

Questão 4 (Enem 2017)

Na segunda metade do Século XIX, a capoeira era uma marca da tradição rebelde da população trabalhadora urbana na maior cidade do Império do Brasil, que reunia escravos e livres, brasileiros e imigrantes, jovens e adultos, negros e brancos. O que mais os unia era pertencer aos porões da sociedade, e na última escala do piso social estavam os escravos africanos. SOARES, C. E. L. Capoeira mata um. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. De acordo com o texto, um fator que contribuiu para a construção da tradição mencionada foi a

A) Elitização de ritos católicos.

B) Desorganização da vida rural.

C) Redução da desigualdade racial.

D) Mercantilização da cultura popular.

E) Diversificação dos grupos participantes.

Resolução: A alternativa correta é letra “E”. Mesmo após a abolição da escravatura, as tradições que estavam voltadas à afrodescendência, como ritos, folclore, inclusive a capoeira, eram vistos como perigosos para a sociedade, porque transpassavam a ideia de que aquilo era feito por ‘negros rebeldes’ que não acatavam as ordens vigentse, que naquele momento e, até hoje, são dadas pela supremacia branca e disfarçada com a democracia racial no país, que não existe. Desmistificando a questão da capoeira, de está somente ligada aos negros, havia outros participantes de outros grupos também. Hoje, a capoeira é considerada patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Questão 5 (Enem 2017)

Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é importante promover e proteger monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Mas não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. As tradições, o folclore, os saberes, as línguas, as festas e diversos outros aspectos e manifestações devem ser levados em consideração. Os afro-brasileiros contribuíram e ainda contribuem fortemente na formação do patrimônio imaterial do Brasil, que concentra o segundo contingente de população negra do mundo, ficando atrás apenas da Nigéria. MENEZES, S. A força da cultura negra: Iphan reconhece manifestações como patrimônio imaterial. Disponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 29 set. 2015. Considerando a abordagem do texto, os bens imateriais enfatizam a importância das representações culturais para a

A) Construção da identidade nacional.

B) Elaboração do sentimento religioso.

C) Dicotomia do conhecimento prático.

D) Reprodução do trabalho coletivo.

E) Reprodução do saber tradicional.

Resolução: Tomar a presença do negro na formação nacional especificamente do brasil é crucial para o desenvolvimento de uma identidade nacional, [visto que há contribuições materiais e imateriais feitas pela população negra, através do conhecimento de plantas medicinas, por exemplo], sendo assim a questão é a letra “A”. 

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