Física: relembra os assuntos que mais caem no Enem

Conhecer bem a prova ajuda a ter um bom desempenho focando nos assuntos certos

por Lara Tôrres qua, 20/01/2021 - 08:00

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começaram no dia 17 deste mês, em sua versão impressa. No dia 24, as provas de Ciências da Natureza, que costumam assustar muitos alunos que temem matérias como química e física, serão aplicadas no segundo dia do processo seletivo.

Conhecer bem a estrutura da prova pode ajudar tanto estudantes que têm dificuldades com as disciplinas em questão como os mais familiarizados com os conteúdos a direcionar melhor os seus esforços de aprendizado para assuntos que têm mais chance de aparecer nas questões. Uma boa ferramenta para entender melhor os assuntos a priorizar em cada prova é a Coletânea Enem, estudo realizado pelo Sistema de Ensino Poliedro. 

No estudo, quando se trata da prova de Ciências da Natureza, 35% das questões costumam ser de química, 33% de biologia e os 32% restantes são questões de física. Analisando apenas essa última matéria, “oscilações, ondas, óptica e radiação” são temas frequentes. Temos ainda “movimento, equilíbrio e a descoberta das leis da física”, seguidos por “fenômenos elétricos e magnéticos”.

Há ainda outros assuntos frequentes, como “o calor e fenômenos térmicos”, “energia, trabalho e potência” e, por fim, “mecânica e o funcionamento do universo”. Segundo o professor Ítalo Costa, as questões de física do Enem são muito diversificadas. “É comum encontrar questões envolvendo gráficos, questões puramente teóricas e também algumas com um apelo matemático, como as de mecânica”, explicou ele.

Além disso, há questões que exigem do aluno um conhecimento de mais de um assunto. Para ilustrar melhor essa realidade, o professor resolveu em vídeo uma questão de mecânica que já caiu no Enem e também envolve energia e quantidade de movimento. Confira: 

Embed:

LeiaJá também 

--> Justiça suspende provas do Enem 2020 no Amazonas

--> Inep: cidade que não liberar prova pode não ter Enem 2020

COMENTÁRIOS dos leitores