Enem: estudantes relatam dificuldade nas questões

Neste domingo, segundo dia das provas impressas, os candidatos encaram quesitos de Ciências da Natureza e matemática

por Jameson Ramos dom, 24/01/2021 - 17:33
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Ponto de aplicação do Enem no bairro da Boa Vista, área central do Recife Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Neste domingo (24), segundo dia de provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos enfrentam quesitos de matemática e Ciências da Natureza. Para os primeiros candidatos que deixaram os locais de aplicação, a área de Exatas apresentou maior dificuldade durante o processo seletivo.

Gabriel Henrique Silvino, 20 anos, fez o Exame pela terceira vez consecutiva, no Recife. Por conta da pandemia da Covid-19 e por precisar trabalhar, o estudante revelou que não conseguiu desenvolver bem a prova deste domingo, principalmente matemática.  "Na prova de hoje eu fiquei mais perdido, mas foi dentro do esperado porque eu não consegui estudar. Quando a gente trabalha é difícil conseguir estudar direito, ainda mais com esse momento que a gente está vivendo", disse. 

Diogo Didier, professor de redação e Linguagens, acredita que entre as matérias aplicadas hoje, ele foi bem em biologia e matemática, já em física e química, acredita o desempenho não foi dos melhores. Didier observa que o Enem deste ano teve a sensatez de fazer a prova em um nível "mais leve" devido à pandemia da Covid-19 que dificultou o aprendizado de muitos feras, por causa do fechamento das escolas, principal suporte para a maioria dos dos candidatos que faz o Exame. "A minha maior preocupação desde quando o Enem mudou de data era saber se eles iriam colocar uma prova mais acessível e as questões, aparentemente, estão", apontou.

Para Karoline Alexandre, 16 anos, o seu primeiro Enem foi tenso. "Eu não consegui me preparar como deveria. Não vou mentir que eu só vim fazer a prova porque eu já tinha pago e porque minha mãe queria", revelou. 

Mesmo sem ter se preparado como queria, a jovem aponta que deu para fazer algumas questões da prova tranquilamente, mas houve muita dificuldade em matemática, matéria que ela afirma ser muito difícil. 

Sara Ellen , 16 anos, fez o Enem por experiência. A jovem destoa da maioria dos entrevistados pelo LeiaJá e afirma que conseguiu estudar e fazer uma boa prova. "Tiveram muitas questões difíceis, mas eu consegui fazer com as contas todas certinhas. A maior parte da prova de hoje foi tranquila", avalia Sara.

A jovem afirma que, mesmo ainda não sabendo o resultado, valeu a experiência. Ela pretende encarar o próximo Enem para tentar fazer o curso de Recursos Humanos.

O Enem deste domingo segue até 18h30. No dia 17 deste mês, primeiro dia do Exame, os candidatos tiveram questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação.

COMENTÁRIOS dos leitores