Gabaritos do Enem: o que pensam os professores?

O LeiaJá ouviu professores das áreas afetadas por anulações e mudanças de respostas para entender como eles vêem as decisões do Inep

por Lara Tôrres sex, 29/01/2021 - 20:10
Adige Silva/LeiaJáImagens/Arquivo . Adige Silva/LeiaJáImagens/Arquivo

Na última quarta-feira (27), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a primeira versão do gabarito oficial da edição impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, já com duas questões anuladas no segundo dia de provas. 

Após a divulgação das respostas, houve questionamentos a alguns itens, o que levou o Inep a divulgar uma primeira correção e, mais tarde, uma segunda retificação. Ao todo, foram modificadas as respostas de quatro questões: uma de biologia, uma de matemática e duas na prova de Linguagens, sendo uma de português e outra de inglês. 

As duas últimas foram, inclusive, motivo de polêmica e acusações de racismo ao Inep. Uma falava sobre seleções de emprego feitas por softwares que evitavam nomes comuns entre pessoas negras e ex-presidiários, afirmando que o texto versava sobre “linguagem” quando a resposta era “preconceito”. 

A outra trazia um trecho do livro Americanah em que a protagonista, uma mulher negra, se recusa a alisar seu cabelo afirmando que gosta dele “como Deus fez” e a questão, ao perguntar sobre a atitude da jovem, apontava “imaturidade” como motivo da recusa. No gabarito atualizado, a resposta é “atitude de resistência”. 

Pressionado, o Onstituto que organiza o exame veio a público se explicar por meio de uma nota oficial. "A autarquia verificou que uma modificação feita no gabarito após o retorno das provas para o Inep não foi salva no banco de dados. Em função disso, a área técnica providenciou uma revisão no material e o Instituto já disponibilizou as versões corrigidas no seu portal", disse o Inep. 

Mesmo após a declaração, o órgão seguiu sendo criticado por internautas e movimentos estudantis, como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que afirmou por meio de sua conta no Twitter que “o racismo não pode ser tolerado” e “somente alterar o gabarito não é retratação”. 

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O LeiaJá ouviu professores das matérias que tiveram questões anuladas ou modificadas na atualização dos gabaritos oficiais do Enem 2020 para saber como avaliam essas mudanças pós-prova e se consideram normal ou não o número de retificações realizado no gabarito desta edição do certame. 

Anulações corretas

Edu Coelho é professor de matemática e, para ele, a decisão de anular o item foi acertada. “Ao acompanhar a maioria das resoluções disponíveis, via que estavam sendo feitas umas considerações que deixavam alguns detalhes de lado. Uma análise mais atenta realmente mostra que a questão não possuía alternativa correta”, disse o professor. 

Sobre o número de atualizações nos gabaritos em um curto espaço de tempo, Edu afirma que é normal ter mudanças em seleções. Contudo, falando especificamente do Enem 2020, ela afirma que achou “um pouco mais que o normal e com um grande grau de discordâncias em relação a algumas respostas”. Ele encerrou afirmando que o Enem 2020 “parece que estava fadado a ser problemático”.

O professor de biologia Carlos Bravo tem uma posição semelhante à de Edu. A disciplina teve uma questão anulada ainda na primeira versão do gabarito oficial e, segundo Carlos, “tinha um erro conceitual em relação ao tipo de meiose que acontece nas plantas”, tornando a decisão, portanto, acertada.

Apesar de não considerar o feito uma falha gravíssima diante do número de anulações, o professor também criticou o Inep. “Não deveria ter nenhuma questão anulada nem trocar gabarito, mas duas questões num universo de 180… Não deveria ter nenhuma, porém o número é pequeno e o aluno não perde porque o ponto é redistribuído”, disse o professor.

Respostas incorretas

A questão modificada na prova de inglês foi uma das que mais causou revolta, polêmica e reações quando foi divulgada antes de sua correção. Para o professor João Gomes de Andrade Neto, a prova do Enem vem sofrendo com problemas internos há muito tempo. 

“Erros vêm aparecendo cada vez mais e isso vai fazendo os candidatos perderem a fé nesse sistema que já não é justo desde a premissa”, disse ele. João destaca também um agravamento dos erros do Inep no Enem 2020, com uma demonstração de racismo na prova. 

“Este ano foi absurdo, é importante reiterar que não foi somente a questão de inglês que teve o gabarito modificado. Outra questão de Linguagem também foi modificada com basicamente o mesmo objetivo de apagar o racismo”, argumentou o professor.

Falando especificamente da questão de inglês que cuja resposta foi alterada, João conta que foi “uma surpresa” ver questões tão conectadas à atualidade e também “tão complexa com um vocabulário tão rico quando essa questão de Americanah, de Chimamanda, o que pode ter sido injusto principalmente para alunos que não têm acesso a ensino de língua estrangeira”.

A surpresa, porém, veio acompanhada por uma decepção três dias depois. “Daí o Enem se propõe a discutir tais questões e no gabarito, de forma covarde, fugir furtivamente de textos que claramente falam sobre raça, resistência e sobretudo racismo só escancara o absurdo que é o atual governo, que não tem mais nem vergonha de esconder”, pontuou o professor. 

Antes das mudanças de resposta, o professor de português e redação Isaac Melo também discordou do gabarito divulgado pelo Inep e considera um ponto positivo que a mudança tenha sido rápida, mas criticou a divulgação de um edital desatualizado no lugar da versão corrigida que deveria ter sido disponibilizada. 

“Foi um erro. Postaram um gabarito errado em algumas questões. Quanto a esses erros, eles corrigiram. Então é um ótimo sinal, isso é uma coisa positiva. Corrigiram em tempo recorde. Nunca o Inep foi tão rápido na hora de fazer uma correção. O problema é que quando se lança um gabarito errado, mexe com o emocional do aluno. Muitos alunos me procuraram para saber que gabarito é esse, e o professor discorda também, então fica essa coisa um tanto quanto fora de controle, por assim dizer”, relatou o professor.

O docente também comentou que, acerca das polêmicas envolvendo a questão sobre discriminação contra negros em processos seletivos, ele não enxerga um ato de racismo do Inep, pois acredita que tenha sido, de fato, uma falha técnica, embora também questione a possibilidade da alegação do Instituto não ser verdadeira. 

“Não acho que teve ato de racismo, acho que foi mesmo um erro do Inep. Acho que eles foram muito corretos em retificar isso em tempo recorde e que isso é comum em processo seletivo, não era comum no Enem. O Enem sempre mandava um gabarito e não corrigia ainda que houvesse questionamentos. É positivo entender que este ano eles ouviram os apelos desse erro, foram lá e jogaram esse discurso que a gente não sabe se é verdadeiro ou falso. Mas corrigiram, e eu concordo muito com as correções que eles fizeram”, disse o professor Isaac.

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