Hackathon virtual propaga inovação e empreendedorismo

Evento busca desenvolver soluções para problemas reais com o uso da tecnologia. Saiba como se inscrever

por Rachel Andrade ter, 13/04/2021 - 18:07
Pixabay Evento une tecnologia e empreendedorismo Pixabay

O Grupo Mulheres do Brasil, ligado ao comitê Meninas do Brasil, promove o Hackathon Virtual Experience, evento que busca desenvolver soluções para problemas reais com o uso da tecnologia. A maratona será de 23 a 25 de abril, e as inscrições vão até o dia 20, diretamente no site do evento

Os critérios para participar são ter a partir de 18 anos, acesso à internet e os grupos devem ter, no mínimo, uma mulher integrante do time. O objetivo principal do hackathon é amortecer os impactos da pandemia da Covid-19 no mundo do empreendedorismo.

Outro estímulo é poder ajudar a diminuir problemas sociais causados pela crise sanitária, instaurada no Brasil desde março de 2020. A coordenadora do Grupo Mulheres do Brasil e organizadora do evento, Roseana Faneco, enxerga o hackathon como uma forma de unir conhecimentos e experiências para contribuir socialmente. “Como é que a gente vai promover o acesso dos jovens no mercado? Jovens esses, tanto da área rural, como da área urbana. Então, o que é bacana é que cada grupo vai ter uma experiência, vai conhecer uma situação específica. Então pode ter jovens que se unam com várias experiências, com diversas práticas. E isso é o que faz a beleza do projeto, a diversidade”, destacou Roseana.

De acordo com a organização do evento, entre as ideias de criação de projetos, está, por exemplo, o desenvolvimento startups. Os organizadores esperam, ainda, que o trabalho vencedor possa ser aplicado em comunidades das unidades que apoiam o Hackathon Virtual Experience. 

Esta é a primeira vez que a atividade é realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil. "Eu tenho muita expectativa que a gente venha com projetos vencedores muito positivos e que possam ajudar nas políticas públicas", complementa Roseana Faneco.

COMENTÁRIOS dos leitores