Professor traz dicas para quem sonha com o mil na redação
Produção textual é um dos momentos mais importantes do Enem
Uma das etapas mais importantes em um vestibular é a redação. Por ela enriquecer a nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudar a produção textual deve ser uma prática constante. Em sua última edição, o Enem contabilizou apenas 28 candidatos que tiraram o tão sonhado 1000 na redação.
Para auxiliar os estudantes que almejam a nota máxima, o professor de redação Eduardo Pereira, do Colégio Boa Viagem, situado no Recife, dá dicas para atingir o melhor resultado. De acordo com o professor, para atender aos critérios exigidos pelas bancas avaliadoras, é preciso de organização e estar sempre por dentro dos assuntos gerais, não apenas das regras textuais.
“Durante muito tempo, estudar redação significava apenas compor um texto. Hoje, entende-se que, para conquistar um bom resultado, é preciso um pouco mais de esforço, já que uma redação de sucesso é a composição de uma série de fatores (...) Primeiro, o aluno precisa conhecer as regras do jogo e as exigências de cada banca. Enem e UPE [Universidade de Pernambuco], por exemplo, exigem algumas competências diferentes, então é preciso saber o que entregar e a quem para atingir as notas mais altas”, afirma Pereira.
Outra dica do docente é sobre a adequação à norma culta padrão, que deve ser estudada pelo candidato. Coesão e coerência são elementos fundamentais que devem ser respeitados no texto. “O aluno deve ter domínio linguístico, para que não erre e comprometa a nota, mas também precisa saber fazer construções sintáticas mais complexas e usar um vocabulário mais sofisticado. O uso correto de conectivos, preposições e pronomes relativos é bem visto no texto”, explica Eduardo.
O professor ainda afirma que é preciso acumular conhecimento sobre diversos temas, enriquecendo o repertório sociocultural do estudante. “Indico sempre que o aluno comece o ano letivo colocando como meta ampliar o seu capital intelectual. Vale assistir filmes, séries, documentários, ler livros. Tudo isso vai ajudar muito na construção de um repertório amplo. Mas não basta só nisso. Tem que fazer anotações, colocar no papel suas impressões, fazer análises, encontrar as problemáticas e pensar em propostas para resolvê-las”, ele sugere.
Por fim, o professor observa que uma boa redação não é algo que surge instantaneamente; é preciso de prática constante para alcançar os melhores resultados. “A prática é o que leva à perfeição. Então, o aluno precisa estar, constantemente, treinando seu texto. Claro que ninguém consegue escrever uma redação todo dia, mas ajuda e muito tentar colocar no papel, diariamente, um parágrafo sobre assuntos diversos - saúde, educação, cultura, ciência e tecnologia – e formatar um banco de dados interessante para consultas futuras”, indica.
Com informações da assessoria