Universidades farão atos contra cortes nesta quinta-feira

Manifestações estão agendadas em todo o país, de forma virtual e presencial

por Rachel Andrade qua, 19/05/2021 - 17:44

Nesta quinta-feira (20), em todo o País, serão realizados atos contra os cortes orçamentários nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) participa de eventos distintos para se posicionar contra a crise instaurada pelo baixo repasse do Ministério da Educação (MEC), aprovado para 2021.

A agenda de manifestações se estende por todo o dia. O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Socorro Lima, participam às 14h de reunião pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores do Recife. A solenidade será transmitida pelo canal da Câmara no Youtube.

Às 15h haverá a participação do movimento estudantil na manifestação 'Tsunami da Educação', em frente à Faculdade de Direito do Recife, no centro da cidade. Já no canal da Associação dos Docentes da UFRPE (Aduferpe), a partir das 16h30, será transmitida uma assembleia comunitária contra os cortes e a reforma administrativa, com a participação do Sindicato dos Técnicos da UFRPE (Sintufepe) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outras entidades ligadas à educação.

Também será feito o lançamento oficial da campanha 'Universidade Pública importa, Educação transforma'. Os movimentos programados buscam alertar a sociedade sobre a média de cortes sofridos pelas IFES de 20% pela Lei Orçamentária Anual (LOA), além do bloqueio de 13,8%, acarretando no risco do não funcionamento pleno das universidades durante todo o ano letivo de 2021. Os protestos, virtuais e presenciais, também prestarão homenagem às pessoas vítimas da Covid-19.

COMENTÁRIOS dos leitores