Saiba o que não pode faltar no desenvolvimento da redação

Produção textual é exigida na prova do Enem

por Jennifer Buarque sab, 17/07/2021 - 09:15
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Redação é cobrada no primeiro dia do Enem Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos mais importantes para garantir a aprovação em uma instituição de ensino superior. Estudantes se desdobram para se manter atualizados sobre os temas que podem ser abordados e estruturas do texto, a fim de garantir nota máxima.

Uma das partes do texto, o desenvolvimento, precisa reunir elementos específicos. Segundo o professor de redação Felipe Rodrigues, existem quatro características que devem estar nas produções textuais.

 "O desenvolvimento precisa ter tópico frasal, repertório sócio-cultural, opinião crítica e, falando de aspectos gramaticais, deve cumprir a obrigação da competência 4 que se refere ao uso dos conectivos e da coerência textural. Não podem faltar essas conexões de ideias estipuladas e atribuídas através da gramática”, aponta o professor.

Beth Andrade, professora de redação, detalha como o estudante pode trabalhar melhor esses quatro elementos: “O tópico frasal é um período síntese que vai servir como norte, vindo da ideia da tese na introdução, para o corretor perceber do que vai se tratar aquele determinado parágrafo de desenvolvimento. Ele é bastante necessário, pois é um período curto que vai definir o que aquele parágrafo e desenvolvimento vão abordar”, explica a professora.

Com relação à argumentação ou fundamentação, a professora explana: “O parágrafo deve possuir esses dois elementos para que a ideia fique mais consistente. Essa argumentação precisa ser de acordo com o tópico frasal, precisa ser consistente e baseada em uma fundamentação. Na argumentação é o momento que o aluno vai expor seu senso crítico e seu posicionamento diante de determinada tese. A fundamentação é importante para comprovar esse posicionamento, podendo ser um documentário, alusão a um período histórico ou estatístico, tudo de forma consistente e relevante”, explica Beth Andrade.

Felipe Rodrigues indica como trabalhar com os aspectos gramaticais da competência 4, que é responsável pela micro e macro estrutra textural, sendo elas, as estratégias coesivas, elementos que o estudante vai utilizar para fazer a conexão de ideias entre o texto. “Sinônimos, anáforas, catáforas , elipses, uso de diversos operadores argumentativos, desde conjunções à pronomes, conectivos em geral. Isso tudo é respectivo na competência 4 onde cada um que for utilizado terá um sentindo e um intuito e, a partir deles, uma análise da coerência”, afirma.

“Para cumprir a competência 4, o estudante deve evitar: repetir palavras, trazer consigo elementos que quebram a coerência das frases e somar a isso conectivos que vão de conjunções a expressões, no caso locuções conjuntivas até pronomes. Prestar atenção na macro estrutra do texto, os períodos não devem ser muitos longos, os parágrafos devem ser constituídos por frases, são algumas dicas para um bom desenvolvimento”, aconselha o professor.

Rodrigues também relembra que apesar desses aspectos gramaticais, como os operadores, serem mais perceptíveis no desenvolvimento, eles estão presentes em todo o texto. Para finalizar o parágrafo de forma que a ideia fique fechada, a professora Beth Andrade indica: “Pode se utilizar uma frase final para fechar a ideia naquele determinado parágrafo. Cada parágrafo tem uma ideia e estrutura, que é importante finalizar para a continuação a seguinte”, completa.

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