Desmembramento do IFPE é pauta de proposta do MEC

A pasta deu o prazo até o dia 20 de setembro para ouvir um posicionamento da reitoria sobre a mudança

por Rachel Andrade seg, 06/09/2021 - 16:54
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Fachada do campus Recife do IFPE Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) promoveu uma reunião, no último dia 30 de agosto, com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), José Carlos Sá. Na ocasião, foi lhe foi apresentada uma proposta da pasta em reorganizar a distribuição dos campi dos institutos federais, ocasionando o desmembramento de alguns centros.

O MEC deu um prazo até o dia 20 de setembro para ter um posicionamento dos institutos federais quanto à proposta. Pernambuco conta atualmente com duas reitorias independentes, o IFPE, com 16 campi, e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), com outros sete campi.

A sugestão do órgão ministerial consiste na criação de uma terceira reitoria, o Instituto Federal do Agreste de Pernambuco (IF Agreste-PE), que receberia sete campi dos já existentes. A redistribuição afetaria o IFPE, que deixaria de ter oito centros, sendo um para o IF Sertão-PE e sete para o novo instituto.

Pensando nas possíveis consequências da mudança, José Carlos Sá convocou um encontro. na última quarta-feira (2), com o Colégio de Dirigentes, setor que reúne as pró-reitorias e direções-gerais dos atuais 16 campi do IFPE. Os próximos passos firmados na reunião são de realizar uma escuta pública em cada um dos centros, para que as comunidades possam se expressar, por meio do voto, se são a favor ou não da mudança.

Após as manifestações públicas, o Conselho Superior do Instituto (Consup), entidade maior na tomada de decisão do Instituto, fará uma apreciação dos resultados apurados para tomar os posicionamentos devidos. Para Carlos Sá, é uma corrida contra o tempo. "Temos a responsabilidade de conduzir esse processo com extremo equilíbrio, no curto espaço de tempo que o MEC estabeleceu para nos posicionarmos. Amparado pela característica plural, participativa e democrática que está no DNA dos Institutos Federais, convido a todos e a todas para participarem desse momento, que é de fundamental importância na história do nosso Instituto", destacou o reitor. Os detalhes sobre a consulta pública serão divulgados em breve. 

COMENTÁRIOS dos leitores