Saiba como ocorre o processo recursal na prova da OAB

Recurso para anulação tem data prevista para ocorrer de 8 a 10 de março

por Samuel D’Paulla seg, 21/02/2022 - 17:55
Pixabay Recurso para anulação tem data prevista para ocorrer de 8 a 10 de março Pixabay

O processo para recorrer de alguma questão do Exame da Ordem dos Advocacia do Brasil (OAB), ocorre de forma totalmente on-line, através da banca organizadora da prova, no caso a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para elucidar algumas dúvidas presentes, o LeiaJá, ouviu o advogado João Paulo Torres sobre o tema.

“Primeiramente, o examinado ou examinada deve verificar, com os professores, a possibilidade de chances reais ou não de anulação de questão(es). É importante atentar-se ao fato da FGV nem sempre anular, por mais que seja absurdo o erro. Já tivemos em seu histórico, anulações de ofício e outras dentro do prazo estabelecido pelo edital como também, não anularam”, explica o professor.

No edital do exame são estabelecidas datas para fazer tal contestação. No Exame XXXIV, a data prevista para abertura do prazo recursal ocorrerá entre os dias 8 e 10 de março de 2022. O candidato poderá entrar no site da FGV, no qual será disponibilizado um link de acesso, demonstrando qual ou quais disciplinas e questão ou questões ele não concorda com a alternativa,  de acordo com o gabarito preliminar disponibilizado pela FGV no dia 20 de fevereiro de 2022. 

“Vale lembrar, que quanto mais examinandos(as) recorrerem, existirá uma pressão maior para que a Banca da FGV reveja, reconheça e possibilite a devida anulação da questão/questões.”, diz João Paulo Torres.

Acerca da pontuação, o docente salienta: “se o candidato acertou o gabarito preliminar onde a questão está sendo contestada, nada ocorrerá em termos de acréscimo de pontuação, permanecendo assim a mesma pontuação.  Caso o(a) examinando(a) errou no gabarito preliminar e a banca reconhecer o erro, anulando a(as) questão/questões, a pontuação será acrescentado(a) e ocorrerá automaticamente no próprio sistema da FGV, bastando verificar e confirmar quando sair o Gabarito e resultado final dos aprovados(as) na 1º FASE”.

O resultado final será divulgado no dia 21 de março de 2022. Caso o(a) examinando(a) qie errou a questão no Gabarito, não recorra, ele será prejudicado? “Não. A pontuação será atribuída para todos(as) que erraram a questão, lembrando que quanto mais pessoas recorrerem, maior a chance de anulação”, finaliza o professor João Paulo Torres.

COMENTÁRIOS dos leitores