Inep divulga resultado do Revalida 2021

Participantes podem conferir as pontuações finais no site do Sistema Revalida

por Thaynara Andrade seg, 21/03/2022 - 10:57
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Além das pontuações finais, o instituto disponibilizou os pareceres sobre os recursos interpostos aos resultados preliminares Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

No sábado (19), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou de forma antecipada o resultado final da prova de habilidades clínicas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. O resultado já está disponível para consulta no sistema

Além das pontuações finais, o instituto disponibilizou os pareceres sobre os recursos interpostos aos resultados preliminares. No total, 3.840 médicos formados fora do Brasil foram aprovados, o que representa 57,3% dos 6.696 participantes da 2ª etapa do Revalida 2021.

Os aprovados nas duas etapas do exame (teórica e prática) terão até o dia 25 de março para, via Sistema Revalida, indicar e agendar a responsável pela universidade para revalidação do diploma. Após isto, será necessário a apresentação da documentação exigida pelas instruções internas da instituição escolhida. 

Entre os documentos exigidos, devem ser requisitados documentos pessoais e acadêmicos, principalmente a versão original do diploma de graduação em medicina, expedido por instituição superior estrangeira. O documento deve estar autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Os resultados do revalida na primeira e segunda etapa serão reconhecidos pelas universidades brasileiras como demonstrativo de que o graduado possui as competências teóricas e práticas compatíveis com as exigências dos diplomas de medicina nacionais. Assim não há necessidade de realização de avaliações curriculares adicionais. 

COMENTÁRIOS dos leitores