Sem tensão: saiba como comunicar uma proposta de emprego

Especialistas em recursos humanos explicam como os funcionários podem ter uma comunicação assertiva na hora de mudar de empresa

por Thaynara Andrade qua, 27/04/2022 - 09:48
Freepik Anunciar uma nova proposta de emprego pode ser simples Freepik

O desenvolvimento de uma carreira nem sempre é linear. Por mais que no passado fosse comum um funcionário seguir por décadas em uma única empresa, nos tempos atuais, com o crescimento de novas áreas de atuação e com as facilidades digitais, se torna cada vez mais interessante para o profissional a busca por novos desafios. Segundo pesquisa da empresa de recrutamento PageGroup quatro em cada dez brasileiros querem mudar de emprego.

Entre as motivações para esse desejo, existem contextos variados. Algumas pessoas se sentem insatisfeitas com o cargo atual, outras não encontram perspectiva de crescimento na empresa ou, como no caso do atual analista de qualidade de software, Vinícius Renovato, o desejo de aprender novas habilidades e seguir uma nova carreira se torna o grande encorajador para essa tomada de decisão.

“Eu trabalhava na área hospitalar, porém com foco em eletrônica e gases medicinais. Porém, apesar de gostar do emprego e ajudar a salvar vidas de forma indireta, eu nunca senti paixão por aquilo, então fui atrás de algo que me desse esse prazer em trabalhar. Assim, eu cheguei até o setor de TI, por meio de um amigo que falou sobre a área de Qualidade de Software, e aquilo despertou o meu interesse, pois sempre gostei de tecnologia e já havia estudado um pouco de programação no curso de Automação Industrial”, conta Vinícius.

Para mudar de carreira, Vinícius conta que precisou antes se dedicar aos estudos em tecnologia por dois anos. O profissional ingressou na graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de buscar cursos adicionais, como linguagem de programação e bancos de dados, para atingir um mínimo de maturidade nas habilidades importantes para sua área. Só após adquirir esse repertório, ele começou a enviar currículos para outras empresas.

“Levei cerca de seis meses para me convencer que deixaria de lado uma carreira legal que estava construindo no hospital. Decidi mudar de área apenas apostando no futuro, pois sabia e sei até hoje que a área de tecnologia está apenas engatinhando e que muitas oportunidades sempre se abrirão para quem se dedicar e estudar”, garante.

Em relação à empresa atual, Vinícius conta que não teve muitas complicações em comunicar aos seus superiores sobre a proposta de trabalho. Pelo contrário, recebeu bastante incentivo. “Foi extremamente tranquilo. Comuniquei apenas após tomar a decisão que faria a migração de área. Meu superior foi tão bacana comigo que até começou a me passar algumas atribuições ligadas a área de TI dentro da Engenharia Clínica, aos poucos fui me sentindo 'o cara do TI'".

A respeito da melhor forma de comunicar essa mudança a empresa, o Vinícius destaca a importância de manter a honestidade. “É preciso ser honesto e claro. O funcionário não deve buscar alternativas ou fazer corpo mole para ser desligado. Agir com honestidade, educação e simpatia até o último dia na atual empresa é fundamental para uma carreira de sucesso no seu próximo desafio. Termine o seu último dia na atual empresa tão bem quanto irá começar o primeiro na nova", aconselha.

Anunciar uma outra proposta não precisa ser um problema

Em entrevista ao LeiaJá, a analista de recursos humanos da UNINASSAU, Camila Rocha afirma que antes de comunicar essa nova proposta na empresa atual, é necessário que o profissional se certifique de que está seguro do que realmente será o melhor para sua carreira.

“É fundamental que o profissional não foque apenas em remuneração, benefícios e cargos. Primeiramente, é preciso ter clareza dos seus objetivos de carreira, suas ambições profissionais, seus pontos fortes e fracos, qual sua perspectiva para o futuro, valores e propósito. Assim, então, ele poderá avaliar se a nova empresa irá compactuar com suas pretensões e se realmente encontrará espaço para crescer neste novo emprego”, explica Camila.

Após decidir essa mudança, Camila conta algumas dicas para se expressar da melhor forma. “O diálogo deve ser transparente e objetivo. Ao chamar os gestores para conversar, o profissional deve pontuar os aspectos positivos da sua trajetória na empresa, agradecer pelas oportunidades, confiança e desafios, assim como destacar as lacunas que te levaram a considerar uma nova proposta. Também deve se colocar à disposição para manter os laços construídos independente do desligamento”, explica.

O LeiaJá também conversou com o consultor de recursos humanos, Jessé Barbosa, que orienta o funcionário em transição. “É preciso ser assertivo e comunicar o motivo da mudança sem gerar pessoalidade. Na hora de falar, é importante demonstrar que analisou o mercado e compreendeu que era o momento de uma transição na carreira, porém, que o emprego atual foi uma grande oportunidade de aprendizado em que ambas as partes puderam crescer juntas", salienta.

Jessé ainda ressalta que é interessante para o profissional se dispor a entrar em acordo com a empresa sobre um período de adaptação até o desligamento. “Ao topar um novo desafio em outra empresa, o funcionário pode verificar a possibilidade de ter um tempo antes da demissão, para que não deixe seu atual empregador na mão. O acordo e o diálogo aqui são o pontos mais importantes para que não haja conflitos de interesses e o profissional saia com uma boa imagem da empresa”, conclui.

COMENTÁRIOS dos leitores