Veja como construir um portfólio mesmo sem ter experiência

Você já perdeu uma vaga de emprego por não ter nenhum trabalho anterior para apresentar? Confira dicas de um consultor de RH para nunca mais passar por esse problema.

por Thaynara Andrade qui, 16/06/2022 - 10:25
Freepik Mesmo sem experiência, construa seu portfólio profissional para se destacar nas seleções Freepik

Ao se candidatar a alguma vaga de emprego por meio da internet, você já deve ter se deparado com empresas que, além do currículo tradicional, também pedem o envio de um portfólio como pré-requisito. Esse tipo de documento nada mais é do que um compilado dos principais trabalhos que o profissional realizou durante sua carreira e que são importantes para comprovar suas habilidades na área.

Entretanto, para quem ainda é iniciante na profissão, esse requisito cada vez mais comum nas ofertas de vagas pode se tornar um grande vilão na hora de concorrer ao primeiro emprego. Isso porque, como num ciclo vicioso, o candidato não consegue apresentar o portfólio porque não tem experiência na área, mas também perde a oportunidade de conquistar sua primeira experiência porque não tem nada para apresentar aos recrutadores.

Para ajudar quem enfrenta essa situação bastante frustrante, o LeiaJá conversou com um especialista em recrutamento e seleção para listar algumas alternativas que o profissional pode tomar para criar o seu portfólio sem nunca ter sido contratado. De acordo com o consultor em Recursos Humanos Jessé Barbosa, a composição do portfólio não precisa de muitos elementos, haja vista que necessita apresentar as competências dos profissionais de forma sucinta e direta.

“O portfólio profissional tem como objetivo apresentar os melhores e mais importantes trabalhos desenvolvidos pela pessoa. Este material visa apresentar, de forma diferenciada, as habilidades e competências que o indivíduo possui na busca de um trabalho. O mesmo deve apresentar suas habilidades comportamentais além das competências técnicas, por isso é interessante o exercício do autoconhecimento.” explica.

Para desenvolver o seu portfólio e sair do zero nas entrevistas de emprego, confira abaixo quatro caminhos listados pelo consultor, que são interessantes para demonstrar aos recrutadores que você tem competência para exercer a vaga:

Use seus trabalhos acadêmicos

Durante os anos de formação acadêmica as atividades práticas são uma parte importante do aprendizado dos estudantes, já que é neste momento em que eles colocam a mão na massa e executam toda a teoria que foi absorvida ao longo do curso. Na área de Design, por exemplo, é muito comum que os alunos tenham realizado protótipos de projetos para dar à luz às suas habilidades.

Para o consultor de RH, esse aproveitamento das atividades acadêmicas pode ser feito por estudantes de qualquer área profissional. “Uma boa saída para quem ingressará no mercado agora, é levantar os trabalhos acadêmicos de maior relevância. A maioria é direcionado para o desenvolvimento de competências que o profissional realmente deverá ter no dia a dia do mercado, sendo válido para compor um bom portfólio", salienta Jessé Barbosa.

Trabalhos voluntários

Um caminho para desenvolver suas habilidades e ainda ajudar a sua comunidade é participar de alguma ação de voluntariado. Existem muitas ONGs que abrem vagas para profissionais em diversas áreas, com a intenção de obter ajuda para o funcionamento da organização, que assim como empresas privadas precisam de planejamento e profissionais qualificados para atuar nas tarefas diárias. 

“Eu indico muito o voluntariado, inclusive, seria muito interessante que o profissional realizasse essa atividade durante sua formação, assim ao final do curso ele terá uma experiência bem enriquecedora para contar e ainda trabalhos documentados para montar o portfólio. Entretanto, para quem já acabou o curso, ainda é tempo de se dedicar a uma ação voluntária e construir não só seu lado profissional, mas também seu lado interpessoal”, afirma Jessé.

Plataformas de serviços

Uma maneira cada vez mais popular de adquirir experiências, como também ganhar um dinheiro extra, é realizar trabalhos freelancer por plataformas como Workana e 99Freelas. Essas plataformas diariamente recebem profissionais ou empresas que estão à procura de freelancers para desenvolver os seus projetos, aceitando também pessoas sem experiência anterior na área.

“O indivíduo pode buscar ativamente essas oportunidades freelancers, mas também pode usar esse espaço para divulgar seu trabalho, se tornando visível para clientes e possíveis empregadores", sugere o consultor

Projetos Próbono

O Próbono é um tipo de trabalho voluntário que se difere da forma tradicional de realização dessas ações, por exigir habilitação profissional para atuação, apesar de não ter nenhuma remuneração. Esse tipo de atividade é muito conhecida por quem é da área judicial, contudo, também há possibilidades para pessoas de outros campos de conhecimento.

Em entrevista ao LeiaJá, o consultor de RH Jessé Barbosa indicou essa atividade como uma boa alternativa para o desenvolvimento de um portfólio. “Projetos realizados de forma gratuita para alguma empresa ou empreendedor através de parcerias são bem interessantes e favorecem a oportunidade para que o profissional  aplique seu trabalho em situações reais e obtenha um bom repertório", finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores