Conheça os cursos para atuar na área de TI

Mercado da Tecnologia da Informação está em crescimento

por Ayanne Lima seg, 08/08/2022 - 14:58
Freepik Conheça os cursos na área de Tecnologia da Informação Freepik

Os avanços tecnológicos marcam uma era de inovação no mercado de trabalho. O crescimento do uso dos dispositivos eletrônicos destaca a relevância desse processo no desenvolvimento das empresas, além da possibilidade de ampliação nos negócios.

Nos últimos anos, houve um aumento do número de cursos ofertados na área T.I, e da busca de profissionais capacitados para atuar no setor. Segundo uma pesquisa realizada pelo professor Fernando S. Meirelles, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice de gastos das corporações destinados a T.I, cresceu 6% por ano nos últimos 34 anos, passando de 1,3% em 1988 para 8,7% em 2021 e 2022. 

O que é Tecnologia da Informação (T.I)? 

 A Tecnologia de Informação (TI) constitui um conjunto de atividades e soluções computacionais que visam a produção, armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso dessas informações obtidas pelo usuário. Confira uma lista com alguns cursos ofertados na área de T.I:

Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação capacita para administrar fluxos de informação em qualquer rede de computadores, seja de empresas ou particulares. Ele desenvolve sistemas de armazenamento e recuperação de dados. 

Engenharia da Computação 

O profissional formado em engenharia da computação é responsável por projetar e criar hardwares e softwares, ou seja, os equipamentos digitais físicos e os sistemas e programas utilizados neles. 

Ciência da Computação 

O curso de Ciência da Computação prepara para desenvolver programas e sistemas de informática, desde o planejamento do projeto até a implantação e gerenciamento do software. 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas 

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais capazes de desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação para diversos setores de atividades. 

Rede de Computadores 

O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de auxiliar no projeto e na construção de redes de computadores pessoais, de empresas e de produção automatizada. 

Gestão da Tecnologia da Informação 

A Gestão da Tecnologia da Informação, envolve a administração infraestrutura física e lógica de ambientes informatizados. O especialista define os parâmetros de uso do sistema, controla o nível de serviço do sistema operacional e bancos de dados, gerencia os recursos humanos que participam desses processos e gerência os sistemas implantados. 

Banco de Dados 

O curso de tecnólogo em Banco de Dados prepara profissionais capazes de projetar, desenvolver, implantar e gerenciar bases de dados. Os alunos precisam estudar diversas plataformas, estruturas de desenvolvimento e administração de sistemas. 

Segurança da Informação 

O curso aborda temas que permitirão que futuros profissionais trabalhem com redes de computadores e encontrem soluções para cenários de dados, informações, arquivos e registros importantes para empresas, ambiente governamental e outros campos. 

Engenharia de Software 

O curso de Engenharia de Software prepara os profissionais para projetar e desenvolver novos sistemas, aplicativos e programas de dispositivos eletrônicos.

COMENTÁRIOS dos leitores