Curso técnico em Araripina ganha destaque nacional

Iniciativa capacita alunos para atuar com fontes de energia renováveis

por Ayanne Lima qua, 10/08/2022 - 17:56
Freepik Curso aborda fontes de energia como a solar e eólica Freepik

O curso técnico em Sistema de Energia Renovável, ministrado na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, em Araripina, município de Pernambuco, se tornou referência nacional para o desenvolvimento de novos cursos da área. 

O destaque se deve à grade curricular do curso, desenvolvido com o apoio da Auren Energia, Instituto Votorantim, Itaú Educação e Trabalho e o Governo do Estado de Pernambuco, que juntos projetaram modelos de atividades de interação entre o mundo do trabalho e a escola.

O projeto é resultado de um levantamento elaborado pela empresa, que identificou as potencialidades e demandas do mercado para o segmento de energia na macrorregião. O objetivo da companhia é contribuir para evidenciar uma das vocações da região Nordeste: a geração de energia renovável.

A capacitação é totalmente alinhada às recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para fomentar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, assim, o curso se sobressai por ser moderno e atento às oportunidades sustentáveis atuais. 

Além da construção de um currículo de referência, a escola técnica também ganhou espaços modernos e preparados para a prática profissional. Foram instalados por meio das doações de empresas parceiras da ETE, os Laboratórios de Eletrônica e o de Mecânica, que foram equipados com protótipos de turbina eólica e células fotovoltaicas para geração de energia solar, oferecendo mais qualidade para o desenvolvimento dos alunos do curso. 

O currículo foi elaborado visando desenvolver competências gerais exigidas no mercado de trabalho, como capacidade de resolver problemas, iniciativa, criatividade, raciocínio lógico e flexibilidade. Outra preocupação foi criar um currículo abrangente, que abordasse além de energia eólica e solar, já bastante consolidada na região, outras fontes, como hidroelétrica e biomassa, por exemplo, ampliando o campo de atuação e empregabilidade desses profissionais. Entre as disciplinas oferecidas pela profissionalização, estão: Eletricidade Básica, Fundamentos de Energia Solar e Eólica, Eletrônica Básica, Energia Solar Térmica, Energia Hidráulica e Biomassa, entre outros. 

Esses cursos oferecem uma certificação profissional de qualidade aos jovens da região, aumentando as chances de inserção no mundo profissional. Além disso, o Ensino Técnico possibilita a inclusão em serviços mais especializados, como a área de tecnologia.

COMENTÁRIOS dos leitores