Chocolate artesanal faz empresária ganhar prêmio do Sebrae

Verônica Preuss,vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, na categoria Produtora Rural, ficou em segundo lugar no ranking nacional após criar fábrica de chocolate artesanal no Pará.

por Joice Silva ter, 03/01/2023 - 11:54
Reprodução/Instagram As fundadoras da Kakao Blumenn Chocolate Artesanal Reprodução/Instagram

No Pará, uma família inteira se empenha à produção de chocolates de alta qualidade, desde o plantio do cacau, até a fermentação, que acontece na zona rural do Estado, na cidade de Brasil Novo. A Kakao Blumenn Chocolate Artesanal foi criada por Verônica Preuss, vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, na categoria Produtora Rural, em segundo lugar no ranking nacional.

O negócio chegou ao mercado em 2021 e já colhe frutos do planejamento e empenho da sua criadora. Verônica é ex-professora e sempre atuou em atividades de impacto social.

“Lecionei por anos, fui coordenadora de escola e fundei um grupo para empoderamento feminino com as mulheres da minha região. Fazíamos receitas, artesanatos e até lançamos livros”, relembra.

Nas redes sociais da empresa, é mostrado como é feito todo o processo até o produto final entregue aos consumidores. Os vídeos publicados mostram desde como a fruta, matéria-prima do chocolate, é cuidadosamente colhida, até a embalagem dos doces.

Esse projeto com mulheres colocou no coração de Verônica a vontade de trabalhar com um chocolate de qualidade indiscutível. Começou a estudar chocolateria, processos, receitas e modos de cultivo.

“Passei todo o ano de 2020 imersa nesse universo de chocolates, trabalhamos embalagem, design, receitas”, conta.

Segundo ela, o esforço valeu a pena.

“Hoje, temos um produto delicioso, saudável e sustentável”, comemora.

O cacau produzido por Verônica e sua família entrou para o Top 3 de melhores amêndoas do país em 2021. Todos os insumos usados na produção de chocolates têm procedência verificada, são processados e usados de maneira a conservar todas as propriedades naturais.

“O açaí, por exemplo, é liofilizado. Compramos as amêndoas, as castanhas e o café de pequenos produtores que respeitam o meio ambiente. Tenho prazer em oferecer um chocolate gostoso e saudável”, assegura.

A condução do negócio, como todo empreendimento, enfrenta desafios. O principal deles, segundo Verônica, é a logística.

“Estamos na zona rural do Pará, faz muito calor. Para transportar esse chocolate e fazer com que ele chegue firme em outras localidades é um trabalho considerável. No entanto, estamos vencendo, dia após dia”, revela. A empreendedora diz ainda que, apesar de estar em zona rural, está sempre conectada com as ações realizadas pelo Sebrae.

“Já fiz cursos, consultorias. Para me formalizar, tive um grande auxílio das consultoras de Altamira. Minha filha também estudou tecnologia e redes sociais para o negócio com o Sebrae.”

Com informações da assessoria do Sebrae

COMENTÁRIOS dos leitores