Empresas estão voltando ao modelo presencial, diz pesquisa

Após a pandemia, trabalho presencial voltou a ganhar força

por Ayanne Lima ter, 11/04/2023 - 17:20
Freepik Profissionais trabalhando em empresa Freepik

A pandemia de Covid-19, que teve início em março de 2020, trouxe uma grande transformação para o mercado de trabalho brasileiro. Muitos profissionais, que antes trabalhavam no modelo presencial ou híbrido, migraram para o home-office como forma de se proteger contra o contágio do vírus.  

No entanto, a pesquisa “O Futuro do Trabalho no Brasil”, divulgado em 2022 pela Cortex Intelligence, aponta que a maioria dos trabalhadores já voltaram a atuar presencialmente: 25% vão à empresa todos os dias, 56 % optaram o formato híbrido, e apenas 19% continuam em regime virtual. Em 2021, 73% dos entrevistados já havia voltado ao trabalho presencial em 2021 e 27% estavam trabalhando de forma remota.  

Os números reforçam que as empresas estão cada vez adeptas ao presencial. “Muitos gestores acreditam que o modelo de convivência em escritório facilita a comunicação entre áreas e aumenta a interação social entre os profissionais”, explica Larissa Gonçalves, Gerente de Recursos Humanos da Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país.

O tema da modalidade ideal ainda é controverso. Por um lado, profissionais colocam a qualidade de vida como um fator determinante para a manutenção do trabalho remoto. Em contrapartida, líderes entendem que a gestão mais próxima é um fator decisivo para melhoria da produtividade.

Desta forma, o trabalho híbrido ainda permanece como o ponto de equilíbrio entre as modalidades. “O modelo que alia o presencial e o remoto se tornou uma forma de manter a sinergia entre as diferentes opiniões. Na Luandre, por exemplo, permanecemos neste modelo e percebemos que conseguimos manter a produtividade e a interação, o que é fundamental já que nosso negócio gira em torno do cuidado com as pessoas”, declara. 

COMENTÁRIOS dos leitores