Pai, mãe e filho são aprovados em Rádio e TV na UFPB

Com a conquista, família estuda junta na mesma sala

por Mateus Moura sex, 18/08/2023 - 14:21
Reprodução / TV Cabo Branco Janaína, Valter Frazão e Valter Júnior Reprodução / TV Cabo Branco

Uma história inspiradora viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. Pai, mãe e filho caçula foram aprovados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e estudam na mesma sala. Janaína Oliveira e Valter Frazão, que são pais de Valter Júnior, de 22 anos, resolveram ir em burca do sonho de ingressar no ensino superior e, juntos com o filho, foram aprovados em Rádio e TV pela UFPB.

A história de superação do casal começou muito cedo, quando Janaína e Frazão deixaram de lado os estudos para cuidar e sustentar da família. O que eles não sabiam é que voltariam às salas de aula depois de 30 anos.

Tudo começou quando Valter Júnior, que em 2019 estudava agronomia no campus Areia da UFPB, precisou sair da instituição. "Tentei me envolver mais no curso e tal, mas notei que não era muito minha praia”, conta o estudante. Nesse mesmo período, ele decidiu investir em uma loja online e começou a usar o Instagram como ferramenta de trabalho. 

Com o crescimento da loja, Valter Júnior começou a ver a necessidade de um novo curso. “Eu tinha noção que queria algo voltado a publicidade, redes sociais, edição de vídeo, essas coisas. Pois, depois que comecei a manusear o Instagram fui me encontrando nessa área”, explica. “Queria a federal [UFPB], pois oferece muitos recursos e como estudei na UFPB de Areia já conhecia e sempre foi meu sonho estudar no campus de João Pessoa”, completa Valter Júnior. 

Assim, Valter Júnior se candidatou para o curso de mídias digitais, momento em que o pai começou a falar do interesse no curso de Rádio e TV. “Ficamos curiosos e minha irmã pesquisou sobre a grade de radialismo e quando nós três olhamos era o que queríamos pois, muitas das matérias eram as que vinham a encher nossos olhos” conta o jovem. 

Assim, a família resolveu fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Janaína e Valter Frazão contam que não se prepararam para a prova de forma convencional, pois não tinham tempo para fazer um preparatório. O método que o casal encontrou de estudar foi se manter informado das atualidades e tirando dúvidas com os dois filhos em relação às disciplinas.

Pai, mãe e filho se inscreveram para no processo seletivo para a graduação. “Passei na chamada regular juntamente com minha mãe”, diz Valter Júnior. O pai estava desacreditado que passaria, mas acabou sendo convocado na segunda chamada, sendo o sétimo colocado das sete vagas disponíveis.

A família não esperava que fosse estudar junta na mesma sala. “Estranho não achamos devido a convivência, mas todos estão abismados”, diz o Valter Júnior.

COMENTÁRIOS dos leitores