Cerca de 25% dos trabalhadores gasta R$500 em saúde mental

Pesquisa indica que 55% das empresas não oferece esse tipo de benefício

por Mateus Moura seg, 28/08/2023 - 17:19
Pexels Pesquisa indica que 55% das empresas não oferece esse tipo de benefício Pexels

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ticket, com mais de 500 pessoas, mais da metade dos trabalhadores brasileiros, 56%, nunca contou com apoio psicológico ou psiquiátrico. Entre os 44% que já se consultaram com especialistas, 22% o fizeram no último ano, 5% nos últimos 24 meses, 4% recorreram à ajuda nos últimos 36 meses e 13% há mais de três anos.

Nas justificativas para recorrerem ao apoio especializado, 35% disseram não ter certeza se precisam de apoio psicológico, 18% apontam que o plano de saúde não cobre sessão de terapia ou consulta com psiquiatra e outros 18% têm receio de sofrer preconceito no trabalho. Já 30% afirmam não precisar de qualquer apoio.

Ainda segundo o levantamento, apesar da grande porcentagem de pessoas que nunca recorreram a algum tipo de suporte emocional, quando questionados sobre como têm gerenciado o tempo para promover um equilíbrio físico e mental, 40% mencionaram que procuraram por apoio de um psicólogo ou psiquiatra.

Gastos pessoais e apoio das empresas

O levantamento também revelou que 55% das empresas não oferecem benefícios de saúde mental aos funcionários. Esse fator faz com que 25% dos trabalhadores cheguem a desembolsar até R$ 500,00 em tratamento psicológico.

Ao serem questionados sobre quais benefícios gostariam de receber visando aumentar o bem-estar e a saúde mental, 53% escolheriam os voltados para cuidados com a saúde, como o convênio, e 50% mencionaram as sessões de terapia.

Ao serem perguntados sobre os fatores mais importantes para garantir o bem-estar e a saúde mental no trabalho, a maioria (58%) respondeu o equilíbrio entre vida pessoal e profissional; 48% mencionaram o equilíbrio entre volume de trabalho e salário recebido; 34% disseram a boa relação com colegas de trabalho; e 31% responderam a boa relação com o gestor imediato.

COMENTÁRIOS dos leitores