Enem: saiba passo a passo para iniciar a redação

Planejamento, estrutura e diversidade de repertório são alguns dos pontos precisos para ir bem na redação

por Caio Moraes qua, 18/10/2023 - 16:07
Rafael Bandeira/LeiaJá/Arquivos Redação do Enem Rafael Bandeira/LeiaJá/Arquivos

Parte dos estudantes que se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem em como seguir a estrutura da redação. Quais termos podem ser utilizados e o que deve ser abordado na introdução são questionamentos pertinentes.

Para ajudar esses alunos na reta final para o Enem 2023, o LeiaJá conversou com os professores de redação Felipe Rodrigues e Beth Andrade, que trouxeram o passo a passo de como começar o texto. Confira:

Passo 1: Entenda o tema 

Circule as principais palavras da frase temática, escrevendo sinônimos ao lado.

Passo 2: Planejamento textual

É importante que o aluno imagine como texto, repertórios e argumentos venham organizados dentro de uma estrutura textual. Então, antes até de um planejamento da produção, o aluno também tem que ter noção de tipologia textual e a organização do texto dissertativo que ele vai produzir.

Passo 3: Estrutura

O estudantes têm que conhecer as três microestruturas, que são introdução, desenvolvimentos e conclusão, sendo dois desenvolvimentos a serem colocados em seguida. Entre esses desenvolvimentos, ele vai ter duas teses a serem presentadas. Elas são, basicamente, dois problemas a serem esmiuçados dentro da temática da proposta redacional.

Passo 4: Plano

O que virá como problema? Quais são os repertórios a serem utilizados? O que colocar no D1 e no D2? Qual é a proposta de intervenção criada para os dois problemas? Como é que a conclusão será organizada? O estudante precisa iniciar a redação já ciente que terá uma estrutura bem desenhada em sua cabeça.

Passo 5: Diversidade de repertórios

Usar as coisas que vê no dia a dia, como, por exemplo, um filme, uma série, um livro, uma música, pode ajudar a ter criatividade para iniciar a introdução. Repertórios ímpares, para além daqueles sociólogos e filósofos que fazem toda a diferença.

Passo 6: Elabore o rascunho

O rascunho é muito importante para analisar quantidades de linhas, se o texto tem coerência e coesão e se o estudante conseguiu bem expressar todas as ideias.

O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Na redação, aplicada no primeiro dia de provas, é necessário seguir todas as competências avaliativas, que são: variedade linguística, compreensão do tema e tipo textual, uso de repertório e conectivos e proposta de intervenção O texto deve conter no mínimo de 7 linhas e máximo de 30.

COMENTÁRIOS dos leitores