Recife é a quarta capital mais rápida para abrir negócios
Uma empresa leva menos de 4 horas para começar a funcionar na cidade
O Recife alcançou a quarta posição como a capital mais eficiente do país para a abertura de empreendimentos, de acordo com o Painel Mapa de Empresas do Ministério da Economia, com dados atualizados até novembro. O prazo médio foi surpreendentemente rápido, apenas 3,9 horas, com menos de uma hora dedicada à viabilidade da empresa e três horas para o registro.
No ranking nacional, o Recife ficou atrás apenas do Rio de Janeiro (RJ), Aracaju (SE) e Curitiba (PR). “Reduzir o tempo médio de abertura de empresa exige um trabalho permanente de monitoramento das etapas de viabilidade e registro, porque a gente que pensa o ambiente de negócio e nas formas de simplificar a vida de quem faz negócios entende que o empreendedor que quer trabalhar e gerar empregos não pode e nem deve perder tempo. Estamos sempre avaliando esses processos para manter o Recife sempre no topo do ranking de velocidade para que a gente seja sempre a escolha das empresas que querem investir”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio.
O desempenho acima das expectativas foi resultado das práticas de melhoria do ambiente de negócios implementadas, superando a meta inicial estabelecida pelo prefeito João Campos, que visava reduzir o tempo médio de registro para 20 horas. “Para se ter ideia do salto, em janeiro de 2021, o empreendedor precisava de 59 horas para cumprir todo este processo no Recife”, complementa Joana.
O Recife projeta alcançar um novo patamar nesse indicador até 2024, com a implementação do pacote de desburocratização lançado em novembro deste ano. Este pacote inclui medidas como a ampliação da faixa de atividades econômicas de baixo risco, isentas de licenças e taxas municipais, e mudanças na legislação a favor dos empreendedores, destacando-se a Lei de Aprovação Tácita e a Lei do Alvará Automático.