As raízes do forró em aula-espetáculo de Camarão

Mestre sanfoneiro, acompanhado do filho, Salatiel, tocou e demonstrou na prática como se faz o baião

por Felipe Mendes sab, 21/07/2012 - 11:11

O Espaço Lua Gonzaga, um dos pavilhões do Polo Euclides Dourado, vivenciou mais uma vez uma aula sobre o forró, sua origem, sonoridade e características sociais. Acompanhado pele Mestre Camarão, um dos melhores sanfoneiros do Brasil e Patrimônio Vivo de Pernambuco, e por seu filho Salatiel, Camarão explicou como se formatou o forró, um dos mais importantes estilos musicais do Brasil.

A aula-espetáculo destrincha, item por item, o processo de criação do forró por Luiz Gonzaga. Da estrutura harmônica, passando pela construção do universo melódico e rítmico, até a escolha dos instrumentos para a formação do trio de forró e as roupas típicas usadas por Gonzagão. A intenção é transmitir conhecimentos que só quem faz parte do mundo do forró sabe. "Por incrível que pareça, ninguém nunca se preocupou em fazer isso", lamenta Camarão, "isso devia ser abordado na escola", completa.

"A nosa preocupação é não deixar que a importância e a genialidade de Luiz Gonzaga se percam na história", avisa Salatiel, que sabe de quase tudo o que falou através de conversas com o próprio Gonzagão. Com um formato envolvente, a apresentação terminou com o público cantando músicas clássicas de forró, e ciente de histórias de bastidores do processo criativo do Rei do Baião.

COMENTÁRIOS dos leitores