Diretor artístico do Teatro Bolshoi é agredido com ácido

sex, 18/01/2013 - 08:30
Yuri Kadobnov Sergei Filin (R), diretor artístico do Teatro Bolshoi, em apresentação do teatro em Moscou, em 28 de outurbro de 2011 Yuri Kadobnov

O diretor artístico do Teatro Bolshoi, o bailarino Serguei Filin, foi hospitalizado com graves queimaduras no rosto e nos olhos depois que um desconhecido lançou ácido contra ele na quinta-feira em Moscou, informaram nesta sexta-feira a polícia e o teatro.

Um desconhecido atacou o coreógrafo na noite de quinta-feira jogando "provavelmente ácido" no seu rosto, na porta do edifício onde mora, no centro de Moscou, segundo um porta-voz da polícia citado pela agência Interfax.

Filin foi hospitalizado com queimaduras de terceiro grau no rosto e nos olhos, indicou Katerina Novikova, porta-voz do Bolshoi, citada pela agência Itar-Tass.

Segundo a televisão russa, os médicos temem que possa perder a visão e destacaram que apenas se pronunciarão sobre o caso em duas semanas. Por outro lado, consideram que o coreógrafo precisará de ao menos seis meses para recuperar-se por completo.

A porta-voz do teatro, amiga de Filin, ressaltou que o coreógrafo, nomeado diretor artístico do Bolshoi em março de 2011 para substituir Yuri Burlaka, já havia recebido ameaças. Deu a entender que este ataque está provavelmente relacionado a rivalidades profissionais.

"Desde que ocupou o cargo, Serguei era permanentemente ameaçado e seus antecessores também", declarou à televisão.

Recentemente, desconhecidos furaram os pneus de seu carro e sua conta na rede social Facebook foi hackeada para publicar informações destinadas a comprometê-lo, segundo Novikova.

Filin, de 42 anos, começou a dançar no Bolshoi em 1998, antes de se tornar, em 2008, o diretor artístico de outro teatro musical moscovita, Stanislavski e Nemirovich-Danchenko, que se transformou em um dos palcos mais prestigiados da Rússia.

COMENTÁRIOS dos leitores