Projeto Índios e Caboclos: Reencontros inicia neste sábado
Questão racial e cultural é discutida em intercâmbio entre grupo de Maracatu da Nazaré da Mata e comunidade indígena de Buíque
O Maracatu de Baque Solto Leão Africano, de Nazaré da Mata e a comunidade indígena dos Kapinawá, em Buíque, no Sertão de Pernambuco, participam da primeira etapa do ‘Projeto Índios e Caboclos: Reencontros’, realizado pelo O Norte Oficina de Criação com apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura (Funcultura). O intercâmbio acontece em dois momentos, nos sábados dia 6 e 27 de julho.
O primeiro encontro será realizado através da visita do Maracatu Leão Africano à comunidade indígena dos Kapinawá, no sábado (6), em Buíque. No segundo, que será realizado no dia 27 de julho, quem recebe a visita do Grupo Indígena é o Maracatu Africano. Intercâmbio tem como principal objetivo discutir a questão racial e cultural no Brasil, sob a consultoria da antropóloga Caroline Leal e direção e fotografia de Mateus Sá.
“A ideia principal deste projeto é, portanto, promover o (re)conhecimento mútuo entre os membros destas comunidades e fortalecer seus laços culturais e o legado das tradições indígenas brasileiras enfraquecido pelo isolamento geográfico, social, cultural e político, fruto das difíceis realidades econômicas que as mesmas comunidades enfrentam”, diz o coordenador do projeto, Lula Marcondes.
Durante a realização do projeto, como ferramenta educacional e perpetuação da história do intercâmbio um catálogo fotográfico será produzido por Mateus Sá, fotógrafo pernambucano. Posteriormente, o trabalho será distribuído entre as comunidades e instituições de educação. Além de servir como elemento de incentivo à leitura, o catálogo vem dar suporte à aplicação da lei federal número 11.465/2008 que exige inserção e discussão sobre a cultura indígena no currículo escolar.
Confira a programação
Projeto Índios e Caboclos: Reencontros
Primeiro Encontro | Sábado (06)
Ida dos brincantes de Nazaré da Mata à Buíque – Território Povo Kapinawá
Saída de Nazaré: 5h30
Chegada em Buíque: 9h
Programação:
9h30 Café da manhã
10h30 Apresentação Retomada (Casa de Fazenda)
13h00 Almoço
14h30 Ida a Mina Grande (Caminhada)
16h Ritual na furna
17h Retorno Retomada
19h Jantar
20h Retorno
Segundo Encontro | Sábado (27)
Ida dos Kapinawás à Nazaré da Mata – Terreiro Leão Africano
Saída: 8h
Chegada: 12h
Programação:
13hAlmoço
14h30 Apresentação Engenho Lagoa Grande
16h Ida à Aliança – Associação dos Maracatus
17h Ida à Nazaré – Praça do Caboclo, Casa da Cultura
18h Retorno Engenho
19h Jantar
20h30 Ensaio Maracatu Leão Africano
23h Retorno