Longas sobre artistas contemporâneos serão exibidos em AL

O projeto da Secretaria de Cultura do Estado visa alimentar ainda mais o conhecimento da população sobre quatro artistas contemporâneos brasileiros

por Flávia Yezzi seg, 08/07/2013 - 14:58
Divulgação / Site Secult Para encerrar com chave de ouro, a programação termina com a exibição do filme Divulgação / Site Secult

MACEIÓ (AL) -  Com exibições que começam a partir desta terça-feira (9) e vão até sábado (13), no Museu da Imagem e do Som (Misa), em Maceió, o projeto Iconoclássicos apresenta uma série de filmes sobre artistas contemporâneos brasileiros. Com a programação aberta ao público, a seleção traz documentários sobre o músico Itamar Assumpção, o artista plástico Nelson Leimer, o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa e o cineasta Rogério Sganzerla. Além destes, será exibido também uma adaptação do livro Catatau, do poeta Paulo Leminski.

Os filmes trazem material de arquivo, entrevistas e mostram a postura iconoclasta e visionária destes artistas, referências importantes no contexto da produção cultural brasileira. O primeiro filme a ser exibido da série será “Daquela Instante em Diante”, onde traz a história intérprete performático Itamar Assumpção, que gravou discos que perpetua como “Beleléu”, “Às Próprias Custas S/A” e “Bicho de Sete Cabeças”. O artista foi parceiro de vários outros como Paulo Leminski, Alice Ruiz e Alzira Espíndola, e é considerado a maior expressão da chamada “Vanguarda Paulista”, que foi um movimento musical alternativo que aconteceu em São Paulo nos anos 70-80.

Já na quarta-feira (10), o longa “EX – Isto”, do diretor Cao Guimarães é a atração da noite. Um filme livremente inspirado na obra “Catatau”, de Paulo Leminski, onde foi imaginado pelo poeta uma hipótese histórica “E se René Descartes tivesse vindo ao Brasil com Maurício de Nassau?”. Com a interpretação de João Miguel, o personagem principal envereda pelos trópicos selvagens e contemporâneos sob o efeito de ervas alucinógeno, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho.

“Assim É, Se Lhe Parecer” será exibido da quinta-feira (11). O documentário dirigido por Carla Gallo relata a história do artista plástico Nelson Leirner, onde é mostrada a rotina e a intimidade de um criador iconoclasta. “Eu não queria ser artista, eu não queria ser nada”, afirma ironicamente, ao relembrar sua trajetória. Avesso à formação e aos preceitos tradicionais das academias de arte,, o filme fala com liberdade e sem preconceitos das informações e ferramentas que lhe serviram para a criação artística.

Já na sexta-feira (12), a programação fica com “EVOÉ! Retrato de um Antropófago”, um filme que articula de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. O documentário passa por quatro pontos-chave da trajetória do artista que é o Sertão da Bahia; Praia de Cururipe, em Alagoas; Epidaurus e Atenas, em Grécia; e em sua casa, localizada em São Paulo.

Encerrando o Iconoclássicos, será exibido no Misa no sábado (13), o longa “Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz”, um filme-ensaio sob direção de Joel Pazzini, que recriou o ideário do cineasta Rogério Sganzerla, por meio dos signos recorrentes em sua filmolografia: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswaldo de Andrade. Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas, hoje com personagens-chave de sua obra, o documentário revela a visão de mundo do autor catarinense, refletindo sobre seu percurso inventivo.

Serviço

Iconoclássicos

Local: Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) – Rua Sá e Albuquerque, 275 – Jaraguá

Data: 09/07/2013 a 13/07/2013, a partir das 19h

Ingressos: Entrada gratuita

Informações: (82) 3315-7882

 

COMENTÁRIOS dos leitores