Spa das Artes Visuais retorna para o Recife
Evento não foi realizado em 2012 e traz novidades na programação
Retornando ao calendário cultural do cultural do Recife, o Spa das Artes chega a sua 11ª edição entre os dias 2 e 9 de novembro, em vários espaços da capital pernambucana. O Spa conta com propostas artísticas e inovadoras, ações formativas e diálogos críticos para a programação.
O evento, que sumiu do plano cultural, em 2012, retoma suas atividades com ações gratuitas distribuídas pelo Museu Murillo La Greca, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), Mamam no Pátio, Centro de Design, Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV), Galeria Janete Costa e Sala Nordeste de Artes Visuais. Como nas edições anteriores, as atividades do SPA transbordam pelas ruas da cidade, através de performances e intervenções urbanas, que intrigam e interagem com o cotidiano dos moradores e transeuntes dos principais bairros e comunidades do Recife.
A gerente operacional de artes visuais do Recife, Bárbara Collier, presente em coletiva com os jornalistas na manhã desta quinta (31), pontuou a importância de garantir a forma democrática de acesso dos artistas no evento: "O SPA é um dos eventos mais democráticos da história, porque ele tem esse perfil de edital, então um dos nossos critérios para esta edição foi manter essa forma democrática de acesso".
Algumas modificações foram postas em prática para este ano, entre elas a durabilidade das ações, que passam a ser prolongadas, com exposições que ficarão em cartaz durante um mês, para que um maior número de visitantes possa conhecer e refletir sobre as mostras. "Éramos conhecidos como a maratona das Artes Visuais e agora queremos que as pessoas tenham tempo para aproveitar melhor o evento", relatou Bárbara. Outra novidade é a inserção de novas linguagens como a pintura, a escultura, a gravura, a fotografia, a videoarte e entre outras.
Com objetivo de incentivar a produção artística e democratizar o acesso às ações de fomento cultural no munícipio, a comissão de avaliação, formada pela coordenadora de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco, Bruna Pedrosa; pelo artista plástico Raul Córdula e pela coordenadora do Mamam no Pátio, Lorena Taulla, selecionou 19 projetos, que se pautam na diversidade de olhares para a Semana de Artes Visuais, contando com quatro exposições, três oficinas, cinco performances e quatro intervenções urbanas, com destaque para a intervenção Distrito da Luz Vermelha, do grupo Vaastu, que aplicará luzes vermelhas ao longo da Av. Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, dando ao local - que abriga meretrizes durante as noites - um clima de bordel.