Recifense na presidência da Academia Brasileira de Letras

Geraldo Holanda Cavalcanti é poeta, ensaísta, memorialista e tradutor

por Maria Eduarda Barbosa sex, 06/12/2013 - 12:00
Reprodução/ Internet O poeta também já venceu o Prêmio Fernando Pessoa e o da Fundação Biblioteca Nacional Reprodução/ Internet

Na quinta-feira (5), a Academia Brasileira de Letras elegeu a nova Diretoria para o ano de 2014. Em sessão ordinária, ficou determinado que o acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti será o presidente, substituindo a escritora Ana Maria Machado, que dirigiu a Academia nas duas últimas gestões. A posse ocorrerá na quinta-feira(19), às 17h, no Salão Nobre do Petit Trianon, Rio de Janeiro.

Pernambucano de 84 anos, Geraldo Holanda Cavalcanti ocupa a Cadeira número 29. Eleito em 2010 para a Academia, o também crítico literário foi embaixador junto à UNESCO, no México e junto à União Europeia. Em 1976, foi eleito Secretário-Geral da União Latina, organismo internacional dedicado à promoção das línguas e culturas de expressão latina. Geraldo já ganhou prêmios no Brasil e no exterior, entre os quais está o Prêmio da União Brasileira de Escritores e o Prêmio Internazionale Eugenio Montale.

Os demais eleitos são Domício Proença Filho, como secretário-geral; Antonio Carlos Secchin, primeiro-secretário; Merval Pereira, segundo-secretário e Rosiska Darcy de Oliveira para tesoureiro. 

COMENTÁRIOS dos leitores