Comida de santo no Museu da Abolição

IV Mostra de Culinária de Terreiro de Pernambuco reúne 13 terreiros que mostram ao público alguns dos quitutes oferecidos aos orixás do Candomblé

por Paula Brasileiro qui, 27/11/2014 - 16:21
Divulgação/Thiago Cavalcanti IV Mostra de Culinária de Terreiro mostra ao público algumas das comidas feitas nos terreiros Divulgação/Thiago Cavalcanti

O Candomblé é possuidor de uma rica tradição gastronômica. Os pratos oferecidos às suas divindades, os orixás, tem forte função ritualística e de celebração. Parte esta riqueza poderá ser degustada e apreciada pelo público na IV Mostra de Culinária de Terreiro de Pernambuco, que ocorre de sexta (28) a domingo (30) de novembro no Museu da Abolição. A entrada é gratuita.

Segundo o folclorista Roberto Benjamin, não há ritual ou festa sem oferenda de comidas no Candomblé. As cozinhas dos terreiros são espaços sagrados e as cozinheiras, as iabassês, carregam um conhecimento ancestral passado de geração em geração. A mostra encerra o mês da Consciência Negra do Museu.

Os visitantes poderão conhecer sobre os pratos tradicionais e também terão a chance de prová-los. Ao todo, participam 13 casas de Candomblé da Região Metropolitana do Recife, que expõem em seus estandes comidas como Efó (à base de repolho, camarão e ovos - feito para a orixá Oxum - Amalá, de frango e camarão - oferecido a Nanã e Isú Dogum, inhame e camarão - oferecido a Ogum.

Na abertura, nesta sexta (28), acontece um xiré, ato religioso com cânticos sagrados em línguas africanas (Jejê, Ketu, Iorubá e outras), às 19h. Já no sábado (29) e domingo (30), haverá um espaço para que o público aprenda como fazer a comida de santo e outro para uma conversa com um Babalorixá e uma Ialorixá sobre a cultura da religião, às 18h.

Serviço

IV Mostra de Culinária de Terreiro de Pernambuco

Sexta (28)| 19h

Sábado (29) e Domingo (30)| 16h

Museu da Abolição (Rua Benfica, 1150 – Madalena)

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores