China: 'tem que sair do nosso Estado para ser ouvido nele'

O músico pernambuco apresenta seu novo disco na SIM - Semana Internacional de Música de São Paulo, em dezembro

por Paula Brasileiro dom, 30/11/2014 - 10:25
Divulgação O cantor pernambucano China lança seu disco 'Telemática' no festival SIM em São Paulo Divulgação

O cantor China é uma das grandes atrações do SIM (Semana Internacional de Música de São Paulo) - festival que funciona como uma verdadeira plataforma de networking para os profissionais da música do Brasil e do mundo e é realizado entre os dias 4 e 7 de dezembro na capital paulista. Na ocasião, o músico pernambucano aproveita para lançar seu novo trabalho, Telemática. O show de China acontece no sábado (6).

Em conversa com o Portal LeiaJá, China falou da expectativa para o lançamento de Telemática no SIM: "Imagina tocar num evento deste, com pessoas respirando e falando de música a toda hora. É perfeito para começar a trabalhar um disco tocando para quem mais entende de música". Nesta terça (25), Telemática entrou em pré-venda na Internet. Os cem primeiros compradores levam o disco autografado e com um preço especial. "O preço está incrível.", brinca China. 

O músico, que mora em São Paulo há quatro anos, fala um pouco da saudade que sente da terra natal: "Sinto saudade a toda hora do Recife". Mas frisou a importância de estar num lugar onde seu trabalho pode ter maior visibilidade. "É a maneira de levar a música para todos os lugares", afirma o cantor. Ele lamenta a ausência de rádios e televisões que toquem a música pernambucana no próprio Estado.

"A gente tem que sair do nosso Estado para ser ouvido no nosso Estado"

Ainda sobre a dificuldade que a música pernambucana enfrenta no seu próprio lugar de origem, China fala da falta de lugares para as bandas e músicos se apresentarem. Daí a razão pela qual tantos artistas saem de Pernambuco. Ele fala sobre a cena musical que, desde o movimento Manguebeat, tem uma crescente constante. "Toda hora tem uma banda nova", diz o músico. 

O selo Joinha Records, do próprio China, tem lançado alguns destes nomes, como Tibério Azul - que brevemente lançará seu segundo disco - e Aninha Martins. "Imagina as outras coisas que estão acontecendo na cidade", avalia.

Show no Recife

China reforça a vontade de voltar a tocar em casa. O músico disse que existem planos de vir ao Recife em meados de fevereiro de 2015, mas ainda não há nada confirmado. Os fãs podem ficar no aguardo das novidades.

COMENTÁRIOS dos leitores