Mais uma vez, prefeitura promete inaugurar Samuel Campelo

Cine teatro, localizado em Jaboatão dos Guararapes, está em reforma há anos e já teve várias datas de inauguração divulgadas

por Roberta Patu qui, 17/09/2015 - 16:35

Mais uma promessa para a reinauguração do Cine Teatro Samuel Campelo, localizado na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão dos Guararapes. O equipamento, que foi prometido para ser entregue no mês de maio deste ano, agora será reaberto em novembro, segundo o secretário de Cultura, Isaac Luna. O espaço cultural está fechado há vinte anos e em reforma a aproximadamente cinco anos.

No mês de abril de 2014, o mestre de obras Jânio José Bezerra falou, em entrevista ao Portal LeiaJá, que a conclusão da reforma iria ocorrer em três meses, uma vez que só faltavam alguns retoques, como parte da construção, a acústica e o mobiliário, porém isso não aconteceu. Após um ano e meio, a equipe de reportagem visitou o local e constatou que o espaço ainda está em fase de acabamento, como a instalação do forro acústico e o revestimento do piso na área interna.

>> Espaços culturais da RMR sofrem com obras intermináveis <<

>> Teatro em Jaboatão, fechado há 20 anos, ainda é promessa <<

>> Jaboatão promete reabrir Samuel Campelo em setembro <<

>> Novo Cineteatro Samuel Campelo deve ser entregue em maio <<

De acordo com o secretário de Cultura de Jaboatão dos Guararapes, vários aspectos dificultaram o andamento das obras, entre eles a desistência de uma empresa que havia vencido a licitação. A ausência de profissionais qualificados para instalação da iluminação e de acústica também foi apontada por Isaac Luna. “Tudo no âmbito público é complicado. Com isso (a desistência da empresa), a gestão teve que realizar um novo pregão e consequentemente fazer uma nova licitação”, explica.

Além deste problema, o gestor alega também que para conseguir uma empresa que fizesse o trabalho de acústica, iluminação e até a reforma, foi difícil. “A equipe da Prefeitura está acostumada a construir posto de saúde e habitacional. Esse tipo de reforma é bem mais complexa, são necessários conhecimentos técnicos, que envolvem aspectos ligados à acústica e iluminação voltados para um cine teatro”, defende. Confira a seguir o vídeo do secretário falando sobre a obra: 

Embed:

Ainda em entrevista ao Portal LeiaJá, Isaac abordou questões relacionadas à crise econômica e como a pasta pode ser afetada. “É notório que quando há uma crise econômica a primeira secretaria a ser afetada com a redução de investimento é a de Cultura, como aconteceu no Estado de Pernambuco com a Fundarpe, e em Jaboatão não será diferente. Vamos trabalhar no limite, pelo menos até o fim do mandato do prefeito”, prospecta. Quanto à gestão, diante da crise, Luna fala: “O jeito é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima”. Em relação à abertura do Samuel Campelo, o secretário reforçou a previsão para o mês de novembro de 2015.

Conforme Luna, o espaço está sendo reformado e tem como o propósito de atender a todas as exigências técnicas de um espaço cultural, bem como de acessibilidade. Quanto à tecnologia audiovisual, ele relatou que haverá o projetor de 35mm, que foi doado pelo Cinépolis, e um digital, que já está licitado e foi adquirido pelo governo municipal.

Moradores incrédulos

Após tanto tempo fechado, os moradores da região estão incrédulos quanto à reinauguração do Samuel Campelo. A ambulante Silvana Maria de Almeida fala que mora próximo ao espaço cultural há 46 anos, relembra com saudade o funcionamento do local e lamenta a filha não poder ter a mesma oportunidade. “Praticamente, todos os filmes dos Trapalhões eu vi aqui no Cine Teatro. Era muito bom ter um local para ir perto de casa. Infelizmente, minha filha de 21 anos ainda não teve essa chance”, comenta.

O comerciante João de Oliveira destaca que não tem mais esperança de ver o espaço aberto novamente. “Essa reinauguração é tão prometida que já entrou para a história do teatro. Acho que a intenção do prefeito é transformar o local em um museu e só depois abrir”, critica. Compactuando do mesmo entendimento, o aposentado Sérgio de Oliveira desabafa: “Já era para estar aberto! Essa reforma está demorando uma eternidade! Sinceramente, agora só acredito vendo”.

COMENTÁRIOS dos leitores