Curso apresenta a era de ouro do cinema de Hollywood

Jornalista e crítica cinematográfica Lorenna Montenegro fará uma revisão de filmes e cineastas da indústria norte-americana em 12 horas de aulas no CCBEU, em Belém

dom, 27/03/2016 - 09:32
Divulgação Marilyn Monroe, um dos ícones da era de ouro de Hollywood Divulgação

No início do século 20, empreendedores (imigrantes, em sua maioria) ajudaram a construir aquela que se tornaria a maior indústria cinematográfica do mundo, em Hollywood, Califórnia, no oeste dos Estados Unidos. Pegando uma invenção científica, o cinematographo, os homens e mulheres de visão elaboraram uma linguagem e criaram o star system – os filmes e suas estrelas. Para recontar, provocar a reflexão e uma revisão crítica dessa história, a crítica de cinema Lorenna Montenegro ministra o curso “Made in USA: o cinema de Hollywood”, no final desse mês, no CCBEU (Centro Cultural Brasil-Estados Unidos), em Belém.

Totalizando 12 horas, o curso terá duração de três dias e, ao longo desse período, muitas discussões sobre filmes icônicos serão provocadas e os participantes ainda farão exercícios e análises. “A ideia é compreender o contexto, os estúdios e filmes que transformaram Hollywood na máquina de sonhos hegemônica da indústria cinematográfica mundial e que por consequência configurou o showbussiness e a dominação ideológica dos EUA”, aponta Lorenna Montenegro.

Entre os diretores cujas filmografias serão estudadas durante a atividade, estão D.W. Griffith, Chaplin, Walt Disney, Frank Capra, Billy Wilder, Stanley Donen, Hitchcock, Coppola, Spielberg, George Lucas e Quentin Tarantino. Alguns dos maiores filmes da história, como “... E o Vento Levou”, “Janela Indiscreta”, “O Garoto” e “O Sindicato dos Ladrões” terão trechos exibidos, além de outros filmes de gêneros como o musical e o faroeste.

Lorenna acrescenta que a primeira metade do curso tratará da “Era de Ouro” - que vai de 1910 até o fim dos anos 50 -, período em que o apogeu da TV e o alto custo dos filmes simbolizam o declínio da indústria, abrindo espaço para que os cineastas façam filmes mais autorais. “A revisão vai até os filmes contemporâneos, divididos entre independentes e blockbusters, além de pontuar a crise de criatividade que assola Hollywood e fez as produções televisivas e de serviços via streaming ganharem força, popularidade e relevância artística”, finaliza.

Roteirista, jornalista e crítica de cinema, com mais de dez anos de atuação no mercado audiovisual, tendo cursado na PUCRS o Tecnológico de Produção Audiovisual em Cinema & Vídeo, Lorenna Montenegro ministra cursos e oficinas voltados à crítica cinematográfica, à história e estética do cinema, em instituições como o Sesc Boulevard, Universidade Federal do Pará, Escola de Artes Gotazkaen e no Festival Audiovisual de Belém. É apresentadora e debatedora em eventos ligados ao cinema, como Cinema pela Verdade (realizado em todo o Brasil pelo ICEM), sessões no Cine Líbero Luxardo e o Festival de Vídeos Universitários Osga (Universidade da Amazônia). Membro do júri do Osga, do Amazônia Doc, do Festival Universitário de Criação Audiovisual (Fusca) e mais recentemente do Farinha Awards, que será realizado em abril de 2016 no Cine CCBEU.

SERVIÇO

Curso “Made in USA – O Cinema de Hollywood”, com Lorenna Montenegro. De 30 de março a 1º de abril, das 14h30 às 18h30. Inscrições podem ser feitas na secretaria do CCBEU (Travessa Padre Eutíquio, 1309). Informações: 3221-6116 e pelo e-mail artes@ccbeu.com.br

Informações da Assessoria do CCBEU.

COMENTÁRIOS dos leitores