Cultura negra ganha destaque no Recife

Primeira Mostra AfroRec foi realizada pela UNINASSAU em parceria com o Museu da Abolição

por Fernando Sposito sab, 28/05/2016 - 10:05
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Dicas de maquiagem foram dadas para o público Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta sexta-feira (27), a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau promoveu a 1ª Mostra AfroRec, com o intuito de apresentar visões atualizadas sobre a estética negra. Durante o dia, o evento contou com palestras, desfiles, artesanato, oficinas e estandes sobre o tema central. Mas, além de exibir os resultados práticos desse lado da moda, o lado social também faz parte do evento, com a exaltação da raça negra na sociedade e o repasse de mensagem em combate ao racismo que ainda insiste em fazer parte da realidade brasileira.

Em entrevista ao Portal LeiaJá, a coordenadora do curso de estética e cosméticos da instituição de ensino, a fisioterapeuta Priscila Sá, explicou esse lado social do evento. “Procuramos impulsionar a importância da conscientização do negro em meio à moda. Atentamos os participantes para uma autoaceitação sincera, mesmo com essa imposição de padrões de beleza feita pela sociedade atual”, pontuou.

Reforçando o caráter de ‘conscientização negra’, a coordenadora revelou que o evento surgiu através de uma parceria com o Museu da Abolição, que é referência local no estudo da cultura afro. “O Museu nos procurou e, juntos, pensamos num evento que atendesse bem a proposta. Assim, veio a ideia do evento, com base, também, na disciplina de visagismo, oferecida pelo nosso curso, em que o foco é adequar a produção estética à personalidade dos modelos”, finalizou. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores