Dia Mundial do Rock em Guarulhos

No Dia Mundial do Rock, entrevistamos Renato Luque, estudante de de jornalismo da UNG, que tenta a vida no cenário do rock e dá dicas de lugares em Guarulhos que tocam o bom e velho rock and roll

Leiajá / Antonio Henrique por Antonio Henrique Pinheiro qua, 13/07/2016 - 15:56
Jaqueline Malheiro/Divulgação Renato Luque na Guitarra, Gabriel Julião no vocal, Fillipe Pacífico na bateria e Evandro Moraes no baixo Jaqueline Malheiro/Divulgação

Hoje é 13 de julho, Dia Mundial do Rock. E, para celebrar, entrevistamos Renato Luque, morador da cidade de Guarulhos, onde surgiu a banda Mamonas Assassinas. Universitário, Renato estuudante jornalismo na Universidade Guarulhos e também tem uma banda de rock chamada Innoperantes. Formada desde a época de escola e com várias reformulações, Renato nos conta como é a difícil tarefa de sobreviver da música. 

LeiaJá - Como é a vida de uma banda de rock aqui em Guarulhos? 

Renato Luque - Olha, tocar aqui em Guarulhos é complicado para uma banda de rock. Primeiro, porque existem poucos lugares que abrem para o nosso estilo. Aqui os empresários e donos de estabelecimentos preferem dar vez ao sertanejo, pagode ou samba. Nada contra esses estilos, mas o que incomoda é que se acaba tendo só esse tipo de cultura na cidade. Quando conseguimos um lugar que aceite rock, eles querm que você faça cover, porque, segundo eles, o público não busca novidade e, consequentemente, não busca a música que o artista criou. 

LeiaJá - Existe algum tipo de incentivo?

Renato Luque - Incentivo existe bem pouco. Quase não existe. Nós temos um evento programado para o próximo mês que está sendo organizado por um candidato a vereador, mas tirando esse caso específico, que é o candidato está abrindo as portas para nós e outras bandas, o incentivo é mais baixo que a camada do pré-sal.

LeiaJá - Quando tocam músicas próprias, como é a reação do público?

Renato Luque - O público tem se mostrado muito, mas muito bom mesmo! A gente sempre leva vários amigos e parentes para os shows, que acabam levando outros amigos e parentes. Com a parceria que fizemos com outras bandas (Keps, Etros e Shine Rotten), por exemplo, o público tem crescido, porque juntou o público de todas as bandas e virou um só. E o mais legal é ver um bando de maluco dançando e cantando sem parar durante so shows. 

LeiaJá - Como que foi a ideia de criar uma banda de rock?

Renato Luque - Olha, eu comecei a tocar quando criança, ganhei meu primeiro violão aos 7 anos, com 13 resolvi montar uma banda com mais dois amigos da escola. Com 14, eu fazia parte de outra banda. Na época eu fazia cover, tocava as músicas dos artistas que eu gostava. O tempo passou e eu fui mudando a minha cabeça, passei um bom tempo sem tocar em bandas. Até que me juntei com outros retardados mentais como eu e resolvemos tocar. Era cover também, mas com o tempo  fomos criando músicas. A banda se reformulou algumas vezez (algumas para ser bonzinho porque se reformulou pra caramba). A ideia de montar uma banda, eu tive inspirado em outros caras bons que eu curtia e queria reproduzir o som deles com meus amigos. Ai uma coisa leva outra e a gente acaba criando a banda mais conhecida mundialmente em Guarullhos.

LeiaJá - Quais são as dicas que você dá para as pessoas que querem montar uma banda de rock?

Renato Luque - A primeira dica é: nunca é tarde para aprender a tocar um instrumento. A segunda dica: junta-se com seus amigos que têm gostos em comum e tente tocar alguma coisa em conjunto. A energia é totalmente diferente. É como uma droga, porque depois que você toca junto com todos os instrumentos, o négocio entra na sua alma e você vira dependente. Terceira dica: se você tem alguma obra sua, não tenha vergonha de mostrar! O mundo está realmente afim de ver seu talento, não seja tímido. Pode até ser tímido fora do palco, mas quando estiver tocando, sua alma se transforma. Veja o Jim Morrison, Renato Russo, o Herbert Vianna e o Joey Ramon. 

E para quem gosta de ouvir o bom e velho rock and roll, algumas dicas de lugares para curtir: na Rua Jaguarema, 47- Parque Jurema, Guarulhos, está localizado o Don Ramon Rock Bar, com bandas ao vivo toda sexta e sábado e no último domingo do mês festa com o moto clube; Deco Rock Bar está na Rua Roberto Tadeu Fornasari, Centro - Guarulhos, com shows também no final de semana; Ther Lord Black Irish Pub, uma casa com shows toda a semana e vários tipos de cervejas, está localizado na Av. Tiradentes, 173, Centro - Guarulhos. 

Está dia, 13 de julho foi escolhido para comemorar o Dia Mundia do Rock por causa do festival Live Aid, no ano de 1985, em que reuniu várias bandas renomadas do rock como Queen, Led Zeppelin, David Bowie, Paul McCartney e na época, os nem tão conhecidos assim irlandeses do U2. Alías, foi nesse festival que o U2 despontou como uma grande banda de rock.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores