Belém recebe o I Festival de Pássaros e Outros Bichos

Evento será de 23 a 28 de agosto, no teatro Estação Gasômetro. Dezoito grupos vão participar das apresentações, reunindo 900 brincantes.

qua, 17/08/2016 - 10:53

De 23 a 28 de agosto, as noites de Belém ficarão mais encantadas, pois o Teatro Estação Gasômetro receberá o I Festival de Pássaros e Outros Bichos. A guardiã homenageada será Teonila Ataide, criadora do Pássaro Colibri de Outeiro, antigo Beija Flor de Icoaraci. O Colibri é quem vai conduzir o evento que só será possível de ser realizado por causa do patrocínio do edital Caixa Cultural, da Caixa Econômica Federal. A entrada será aberta ao público.

Mais de 900 brincantes (em sua maioria crianças e adolescentes), distribuídos entre dezoito grupos, sendo quinze de pássaros e três de bichos (Bacu, Jaquinha e Oncinha), vão presentear o público com matutagens; declamação de poesias; encenação de teatro popular e cantigas que resgatam e mesclam histórias da corte imperial, do cotidiano caboclo e indígena, além de inserir personagens das lendas amazônicas e bichos da nossa fauna. As histórias podem ser prestigiadas por públicos de todas as idades.

O objetivo desse evento, além de promover uma grande confraternização entre grupos populares, é valorizar a manifestação cultural dos pássaros e bichos, lembrados só no mês de junho. Essa manifestação cultural é considerada uma ópera cabocla e tem sua origem no Pará, especificamente no Teatro da Paz. Essa tradição tem mais de cem anos e está presente em várias partes do Estado. Na capital nunca foi feito nenhum festival em prol dos pássaros juninos. "Sabe-se que existem esses eventos em outros municípios paraenses como Abaetetuba, mas Belém este será o primeiro", afirma Laurene Ataide, idealizadora do festival.

Laurene seguiu os passos da mãe, Teonila, e também virou guardiã, assumindo a responsabilidade de seguir com o sonho de não deixar o pássaro morrer. Ela criou a Associação Folclórica e Cultural Colibri de Outeiro e desde 1998 luta para que a ópera cabocla permaneça viva. "Vamos fazer o nosso primeiro festival para mostrar que estamos ativos e que precisamos ser olhados com mais atenção pelo poder público. Para ressaltar que a cultura popular precisa de apoio e não pode morrer junto com os seus guardiões", enfatiza.

No domingo, 28, último dia do festival, será realizado um cortejo. Todos os grupos participantes do festival se concentrarão na frente da Praça Santuário, em Nazaré, a partir das 8 horas. Da praça o Cortejo dos Pássaros seguirá para o Teatro Gasômetro, mas antes será dado um abraço simbólico na frente do Teatro São Cristovão, que atualmente está em ruínas. No palco do Estação Gasômetro, após as apresentações dos últimos grupos de pássaros e bicho, será feita a entrega dos troféus para todos os guardiões e participantes convidados do evento.

Ópera cabocla

O teatro do pássaro ou teatro caboclo como também é conhecido tem sua origem no Teatro da Paz, quando ainda, no rico período da borracha, vinham as grandes óperas europeias para se apresentar na capital paraense. Para estudiosos e pesquisadores acadêmicos, a população carente viu as óperas e começou a reproduzir, mas do lado de fora do teatro. Uma outra explicação para a origem dessa cultura popular é que foi uma readaptação feita por negros alforriados e viúvas que iam para as óperas com o intuito de vigiar as filhas dos senhores da borracha, dentro do Teatro da Paz. É chamado de ópera cabocla porque os personagens encontrados nas histórias são do universo da corte real, como a rainha, as princesas, os reis, os duques, fadas, mas também estão presentes as figuras dos caboclos, dos índios e diversos personagens das lendas amazônicas. Ninguém consegue precisar o porquê dos pássaros. Acredita-se que seja por causa da riqueza da fauna da nossa região ou de algum espetáculo que tenha trazido algum pássaro para dentro do teatro. A ópera cabocla mescla teatro e a música, feitos a partir do imaginário popular.   

SERVIÇO:

I Festival de Pássaros e Outros Bichos - Guardiã homenageada: Teonila Ataide 

Quando: De 23 a 28 de agosto de 2016

Que horas: A partir das 18 horas

Onde: Teatro Estação Gasômetro (Parque da Residência - Av. Magalhães Barata, 830, bairro de São Brás - Belém).

Entrada aberta ao público. 

Informações: (91) 988616467 / 981711105.

Por Vivianny Matos, especial para o LeiaJá.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores