Igreja promove ceia de natal antecipada no Ver-o-Peso

A Pedra do Peixe, um dos mais movimentados pontos de venda da feira, no centro de Belém, recebeu ação social que visa levar alimento e esperança para quem vive nas ruas

qua, 30/08/2017 - 11:25

Em vez de feirantes e peixes, quem passou pelo Ver-o-Peso na noite do último sábado (26) viu uma grande mesa, digna de uma ceia de natal. A programação “Natal todo dia” é realizada pela Igreja Assembleia de Deus do Ver-o-Peso com o objetivo de levar mensagens de esperança e superação para quem vive em situação de rua, nos arredores do centro histórico de Belém. Uma vez por mês, voluntários da igreja preparam alimentos diferentes do tradicional, sopa ou mingau, para se dedicarem a produzir pratos que colocariam nas suas próprias ceias de natal. Participaram da ação como voluntários evangélicos, músicos, atores e ex-dependentes químicos ou que viveram em situação de rua.

Pedro Paulo Freire, pastor auxiliar na Assembleia de Deus do Ver-o-Peso, conta  que, segundo os trabalhadores e quem vive pelas ruas do local, a única coisa que faltava no mercado era uma igreja. “Existe respeito deles por nós, pois veem Deus em nossas vidas. Eles entendem que nós viemos trazer alegria, paz e libertação. Para Pedro Paulo, a Igreja tem um ótimo relacionamento com todos que estão aos arredores. Ele conta casos em que a igreja fez diferença no local, como no último domingo de julho (29). Um rapaz assaltou um membro da igreja e quase foi linchado. Levado para dentro do templo pela polícia, a vítima reconheceu o ladrão e o perdoou. Após ter sido levado para a delegacia, segundo relato do pastor Pedro Paulo, o jovem voltou à igreja e decidiu "aceitar Jesus".

Outro caso que o pastor conta é de um músico que abandonou sua carreia por causa das drogas. “Um dos jovens que está tocando bateria aqui se formou no Instituto Carlos Gomes, mas as drogas o levaram para ruas do Ver-o-Peso. A igreja chegou até ele. Além de aceitar Jesus, ele será levado para um centro de recuperação, o DEJOBE - Desafio Jovem de Belém."

Durante as ações da Igreja, a música é utilizada como um meio para levar mensagens de salvação, informa o pastor. As letras das canções exaltam o poder na crença em Deus e seus milagres. Samuel França, pastor e músico na Assembleia de Deus do Ver-o-Peso, conta que tocar para quem vive em situação de rua é diferente de tocar na igreja. "Em quatro paredes você está acostumado a tocar para pessoas que têm família, trabalho, tem quem o abrace. Na rua é totalmente diferente, elas vivem ali, são excluídas do meio da sociedade. Quando tocamos pra elas,  somos respondidos através de sua adoração a Deus, dizem que querem ser libertas, querem conhecer o Jesus do músico que toca, do pastor que prega”, afirmou Samuel.

O teatro também é utilizado para levar mensagens de libertação. Os atores do Teatro Águia encenaram a peça Jogos Mortais, que retrata a violência, prostituição e vícios como um jogo em que o final é a morte. A peça é inspirada no filme de mesmo nome. “Mesmo debaixo de chuva, contínuamos  a encenar a peça, pois acreditamos que desta forma eles podem enxergar através de uma encenação o único caminho possível se continuarem nas drogas”, afirmou Márcia Sarah, líder da equipe teatral.

Marinilda Freire, pastora e psicóloga, declara ser um privilégio cuidar de vidas no Ver-o-peso. "Um dia o amor Dele infinito me alcançou e isso é o mínimo que podemos fazer a estas pessoas”, afirmou. A pastora conta que, no Ver-o-Peso, as pessoas têm amor e carinho deles com a igreja e com Deus. "Eles pedem para orarmos por eles, porque sabem que Deus tem plano na vida deles”, afirma. Psicóloga, ela conta que a maior prática de psicologia que se pode fazer é no Ver-o-Peso, utilizando sua profissão com o toque, o olhar, criando vínculos com eles, com palavra, carinho e afeto. 

A pastora conta que um dos casos marcantes foi quando conheceu um senhor que não falava. "Nós pensávamos que ele era mudo. Quando nos aproximamos dele, descobrimos que era um bloqueio que ele tinha, não conseguia falar por conta de uma frustração que teve, uma decepção. Ao nos aproximarmos dele, conversando, ele foi se abrindo e contou sua história. Hoje ele já fala, está na igreja, toma banho na igreja e almoça conosco”, afirmou. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Belém, templo do Ver-o-Peso, está localizada na travessa Marquês de Pombal, 98.

Por Lucas Sarah.

COMENTÁRIOS dos leitores