Escritor paraense fala de enigmas e pesadelos em livro

Noite de autógrafos será nesta terça-feira (05), na Livraria Fox, em Belém. Breno Torres discute temas que vão do profano ao caótico.

seg, 04/09/2017 - 18:04

O quão terríveis podem ser os nossos pesadelos? Estamos sozinhos dentre as janelas do universo? O que de profano, ultrarromântico, caótico e celestial ecoa nas narrativas dos andarilhos dos mundos? Essas são algumas das indagações promovidas pelo livro "Pesadelos Infaustos", do escritor paraense Breno Torres, que vai ser lançado nesta terça-feira (5), na Livraria Fox, em Belém. A noite de autógrafos será a partir das 18 horas, com entrada gratuita e entregas de brindes.

Em um estilo narrativo experimental, arrojado e surpreendentemente poético, "Pesadelos Infaustos" propõe ao leitor - ao longo de dez profundas histórias - provocar, inquietar e inspirar a meditar sobre elas. O destaque do gênero Terror, da editora Arwen - no primeiro semestre de 2017 -, foi escrito ao longo de quatro anos de pesquisa e apresenta em cada uma de suas histórias uma criatura consagrada do mundo da fantasia. Para o escritor, a obra é empolgante, porque perpassa por diferentes gêneros. "'Pesadelos Infaustos' tirará o fôlego através do medo ou do deleite – ou, como é provável, através de ambos –, só nos resta conferir", comenta.

De vampiros, anjos caídos, bruxas e elfos a demônios, fadas, seres clássicos do folclore brasileiro e até da mitologia grega, "Pesadelos Infaustos" apresenta em ritmo eletrizante os dramas e horrores de criaturas arruinadas que são nada menos que representações mascaradas dos protagonistas da vida real: o ser humano e seus percalços. O que esperar do destino de uma bruxa que confia nas antigas magias malignas para tornar-se a maior de seu tempo? O que esperar de um sacerdote que comunga com o profano em seu próprio templo sagrado, ou do poder da racionalidade sobre uma musa grega que se alimenta da inspiração artística? O que poderá vir de um anjo injustamente expulso dos céus pelo próprio Criador, do bolero sangrento dançado por um vampiro milenar e sua vítima, do poder avassalador da pureza de uma criança contra o mal, da carnificina de um lobisomem que trucida o próprio destino?

As dez histórias, que seguem uma coesa linha elaborada para conduzir o leitor às mais diversas experiências, compõem a primeira obra solo do estudante de Letras da UFPA e professor de inglês Breno Torres, já foi anteriormente publicado em coletâneas de Terror e indicado ao Prêmio STRIX de Melhor Conto, promovido pela Editora Andross, por uma de suas histórias.

Breno Torres percorreu infância e adolescência se entregando devotamente à arte. Graduando em Letras pela UFPA e professor de Língua Inglesa, descobriu-se escritor ainda cedo nas mãos de mestres como J. K. Rowling, Anne Rice e C. S. Lewis, não parando mais desde então. Amante também de cinema, música, dança e da poesia do cotidiano, publicou contos de Horror em duas antologias, tendo sido indicado ao Prêmio STRIX de Melhor Conto por uma delas. "Pesadelos Infaustos" é sua primeira publicação solo.

Serviço

Lançamento do livro "Pesadelos Infaustos"

Data: 5 de setembro de 2017 (Terça-feira)

Local: Livraria Fox (Travessa Dr. Moraes, 584 - Nazaré)

Horário: 18h

Entrada livre

Por Rayanne Bulhões.



COMENTÁRIOS dos leitores