Da Jamaica para o mundo: clássicos do reggae para curtir

O LeiaJá preparou uma lista passando por Bob Marley, Edson Gomes e grupos atuais representantes do ritmo

por Ana Tereza Moraes sex, 24/11/2017 - 14:17

O reggae é um gênero musical que tem como berço a Jamaica. Ele surgiu no fim da década de 1960, do desenvolvimento do ska e do rock steady jamaicano, e recebeu influências da música tradicional africana e caribenha, além do rythm and blues e soul americanos. Como pode ser observado em muitas letras de Bob Marley, o grande ícone dessa musicalidade, as canções costumam abordar temas sociais, liberdade, política e amor.

Aproveitando o evento Encontro das Tribos, que acontece nesta sexta (24) no Recife, com atrações de reggae e também de rap, o LeiaJá separou uma lista com canções de reggae de todas as épocas para você ouvir e entrar no clima:

Bob Marley – Them Belly Full

Ninguém melhor para começar essa lista que o mais famoso artista de reggae. Ele, que compôs inúmeros clássicos do estilo sempre abordando a busca pela paz, liberdade e igualdade social, já vendeu mais de 75 milhões de discos e foi o maior responsável - junto ao grupo The Wailers - por popularizar o ritmo no planeta. Muitas são as canções de Bob Marley que poderiam estar aqui, mas escolhemos a forte 'Them Belly Full'.

Peter Tosh - Legalize it

Parceiro de Bob Marley no The Wailers, Peter Tosh é outro gigante do reggae no cenário mundial, e um dos pioneiros no ritmo. No dia 11 de setembro de 1987, morreu assassinado. Durante sua vida, ficou muito conhecido pela sua militância e em prol dos direitos humanos e a favor da legalização da maconha, como pode ser visto na música ‘Legalize It’, de 1976, um grande clássico da sua obra.



Bunny Wailer - Dreamland

Mais um que participou, ao lado de Bob Marley e Peter Tosh, da formação original do grupo mais importante do reggae mundial, o The Wailers. Assim como Tosh, Bunny (mais tarde mudando o 'Wailer' por 'Livingston'), se lançou em carreira solo, e se aprofundou na vivência mística e religiosa. Dreamland é uma de suas canções mais cinhecidas.

Edson Gomes – Árvore

O baiano de 62 anos é considerado o maior nome do reggae brasileiro. Em suas letras ele costuma tratar de desigualdade social, corrupção, pobreza e o cotidiano brasileiro, além de músicas de amor. Também seria possível escolher várias canções de Edson Gomes que marcaram quem gosta de reggae. ‘Árvore’, um dos seus grandes sucessos, mostra toda a qualidade de compositor e letrista.

Tribo de Jah - Babilônia em Chamas 

A banda surgiu em São Luís, no Maranhão, em 1986, formada pelo vocalista Fauzi Beydoun, que era locutor de um programa de reggae de sucesso em uma rádio local. Ele se uniu a egressos da Escola de Cegos e fundou a Tribo de Jah, que entre suas características principais - além de excelentes músicos que são cegos - ter transformado o maranhão na 'Jamaica Brasileira'. ‘Babilônia em Chamas’, lançada em 1995, é certamente sua música mais simbólica.



Alpha Blondy - Jerusalem

O cantor nascido em Costa do Marfim é muito popular sobretudo na África ocidental, mas conhecido mundialmente. Suas músicas são cantadas em francês, inglês e dioula, idioma falado no seu país de origem, assim como, em alguns casos, em árabe ou hebraico. Suas canções tem um forte teor político. 'Jerusalem' é canção certa no repertório de quem é reggeiro. 



The Police - Walking on the moon

Quando o reggae estoura no mundo, muitas bandas são influenciadas e passam a trazer o rtimo entre suas influências. A banda britânica The Police é uma das mais significativas a usar o gênero jamaicano em suas músicas, assim como outras na Inglaterra, muitas ligadas ao movimento punk. 'Walking on the moon' traz a levada típica do reggae.

Natiruts – Liberdade Pra Dentro da Cabeça 

Fundada em Brasília, no ano de 1996, com o nome ‘Nativus’, a banda já chegou a emplacar vários sucessos nas rádios e caiu no gosto popular. O primeiro single lançado após a mudança para ‘Natiruts’, que ocorreu por conta de uma banda catarinense com nome muito similar, foi ‘Liberdade Pra Dentro da Cabeça’, em 1999. A música estourou e inspirpou muitos jovens a terem bandas de reggae também.



S.O.J.A. - Rest of my life

O grupo Soldiers Of Jah Army foi fundado em 1997, em Vírginia, nos Estados Unidos, e segue junto até os dias atuais, sendo uma das bandas mais conhecidas a nova geração do reggae. Uma das músicas de sucesso é ‘Rest of My Life’, do álbum Born in Babylon, o quarto do SOJA, lançado em 2009.



Planta e Raiz – Oh Chuva 

A Planta e Raíz foi formada em 1998, no litoral paulista, e começou fazendo covers de Bob Marley e Edson Gomes. Depois de um tempo passaram a investir em canções autorais, como a música ‘Oh Chuva’, com bastante sucesso. A banda está na programação do evento Encontro das Tribos, nesta sexta (24), no Recife.



Favela Reggae – Mama Sou Rastafari 

O Favela Reggae é o grupo musical desse gênero mais longevo do Recife. Uma tradição na cidade, serve de referência para a cena reggeira da capital pernambucana.



Ponto de Equilíbrio - Ponto De Equilíbrio 

A banda surgiu em 1999, em Vila Isabel, Rio de Janeiro. Ponto de Equilibrio é uma forte representante do reggae no Brasil, e as letras passam mensagens relacionadas a igualdade, amor e justiça, e as músicas tem influencia do sub, samba e ritmos regionais.

  

Com colaboração de Felipe Mendes

 

COMENTÁRIOS dos leitores